Turismo
quarta, 20 de maio de 2015
Presidente da Paraná Turismo quer impulsionar setor no Sudoeste
O desenvolvimento turístico da região sudoeste do Paraná ganhou um novo aliado com a nomeação no início do ano do professor Manoel Jacob Garcia Gimenes como diretor presidente da Paraná Turismo. Conhecedor do sudoeste e entusiasmado com a diversidade de atrativos já existente, professor Jacó, como gosta de ser chamado, esteve nesta terça-feira (19) na Amsop demonstrando seu interesse e ouvindo sugestões da região.
Acompanhado da diretora presidente da Retur (Rede de Turismo Regional) Wanda Pille, professor Jacó conversou com representantes dos municípios com projetos turísticos em andamento, iniciativa privada, assessorado pela Agencia Regional de Desenvolvimento e Amsop. A iniciativa foi da governança da região turística Vales do Iguaçu, Sudoeste e Planalto que é coordenada pela Agencia. Também participaram do encontro o presidente da Agencia Luiz Carlos Peretti, e o diretor Célio Boneti, além José Kresteniuk integrante da governança regional, e vice-prefeitos de Cruzeiro do Iguaçu Reni Kovalski e de Pranchita Ary Valter.
Criatividade
O diretor presidente da Paraná Turismo ressaltou no encontro sua proposta de regionalização turística e adiantou que após se aprofundar sobre o que existe de potencial e as iniciativas que estão sendo criadas vai buscar agencias interessadas em explorar essa realidade. No entanto lembrou que turismo precisa muito mais de criatividade do que os atrativos. "Somos conhecedores da exuberância natural já existente no Sudoeste do Paraná e dos investimentos públicos que estão sendo feitos em alguns municípios. Mas precisamos ser mais criativos para despertar o interesse das pessoas em vir para cá. Temos que ser inovadores, sonhadores e principalmente criativos para chamar atenção. Com isso podemos levar nossa proposta até as agencias e empresas de viagens para vender pacotes para conhecer o que temos", explicou Jacó.
Dicas turísticas
Além das questões envolvendo o estimulo que a Paraná Turismo pode oferecer, o professor Jacó deu dicas para os municípios aprimorarem suas iniciativas, usando como exemplo o que Gramado e Canela fizeram para atrair tanta gente. "O primeiro passo é que eles criaram tudo. Começou do zero, mas foram criativos e idealizaram projetos que oferecem diferencial. Até fábrica de chocolate construíram para ter mais um atrativo. O que quero dizer é que é possível desenvolver o turismo em qualquer lugar do mundo. Basta ter criatividade inicialmente e amar a sua cidade", afirmou.
Outra dica deixada por ele é que não existe turismo gratuito. "Não se pode prosperar na proposta turística se não for cobrado. Se for de graça não gera renda e nem os turistas valorizam. Quando a coisa engrena o prefeito vai ver que o turismo é a melhor forma de movimentação econômica e de maior amplitude. Cito quatro pontos decisivos para o turismo dar certo. Tem que envolver economia, natureza, cultura e eventos. O turista quer comer bem, visitar atrativos com diferencial, gastar seu dinheiro e dormir bem", cita Jacó.
Peretti enalteceu a visita do professor Jacó e da diretora do Retur lembrando que a região precisa se unir nesse propósito. "O Sudoeste é privilegiado por belezas naturais e temos algumas iniciativas em andamento que poder se tornar grandes diferenciais. O que precisamos é nos fortalecer em proposta e trilhar nosso caminho. Sabemos dos inúmeros benefícios que o turismo oferece tanto na economia local como em qualidade de vida", ponderou.
Kresteniuk comentou de sua experiência enquanto prefeito de Renascença e do diferencial criado no município com o Lago Yara, festa de Natal e Réveillon que chegou a atrair mais de 50 mil visitantes, observando que o poder público tem que fazer a sua parte. Também lembrou que a Amsop possui uma comissão de turismo formada por dez prefeitos e que discutem freqüentemente formas de estimular o turismo regional.
Sugestao 1
Representantes dos municípios e governança da Agencia discutiram formas de estimulo ao turismo regional
Sugestao 2
Professor Jacó diz que é preciso ter criatividade no turismo
Fonte: Assessoria - AMSOP