sexta, 29 de maio de 2015
Plano de Desenvolvimento Regional inicia articulação da governança na região de Palmas
Foi realizada ontem (28) a reunião inicial para a instalação da Sub-governança do PDRI – Plano de Desenvolvimento Regional Integrado nos municípios da mesorregião do Planalto que abrange Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Mangueirinha e Palmas.
Estiveram na Câmara de Vereadores de Palmas, o secretário da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste, Célio Boneti e Jonas Grejeanin Pagno, do Sebrae, que está trabalhando na articulação dos grupos nas diversas mesorregiões instituídas no Sudoeste do Paraná.
A um dos Grupos de Trabalho do Movimento Palmas Desenvolvida explanaram como ocorre a instituição e composições da Sub-governança, que deverá contar com representantes de entidades públicas, privadas, terceiro setor e sociedade civil de todos os municípios envolvidos.
Posteriormente à identificação dos atores, será realizado um seminário regional de sensibilização das lideranças e, num segundo passo, repassadas orientações de como deverão proceder, conjuntamente com a governança central, para seguir os passos previstos no PDRI.
Além de uma Governança Geral, o PDRI prevê a criação de cinco sub-governanças – Vale do Iguaçu, na região de Dois Vizinhos; Da Fronteira com municípios próximos da Argentina; Vale do Chopim, na mesorregião de Pato Branco; Francisco Beltrão e a do Planalto.
Esclareceram que estas respectivas governanças serão as responsáveis pela articulação das ações do Programa que visa resgatar, formular e reformular ideias, projetos e ações que conduzam a efetivas transformações, segundo as perspectivas e anseios da região.
O PDRI, envolve Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná; Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste, Sebrae/PR, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar). O Plano trabalha temas vinculados ao desenvolvimento econômico, social, ambiental, institucional e sobre problemas/oportunidades regionais. Prevê que as ações serão implementadas tendo por base eixos estruturantes nas dimensões econômica, cultural, desenvolvimento, infraestrutura e sociedade.
Durante a reunião em Palmas, Bonetti, informou que já foram levantadas todas as cadeias propulsivas em cada uma das regiões definidas no Plano. “São consideradas cadeias propulsivas aquelas que atraem recursos para a região através da venda de seus produtos para mercados fora do contexto regional”, esclareceu. Nos municípios da meso do Planalto, estão evidenciadas as cadeias da Madeira/Mobiliário; Carnes e Grãos. Nesta fase estão sendo feitos detalhados estudos junto a empresas consideradas âncoras para cada uma das cadeias. Ao todo estão no campo de pesquisa, trinta empresas em todo o sudoeste. “São consideradas cadeias propulsivas aquelas que atraem recursos para a região através da venda de seus produtores não só ao mercado internacional, mas também para outras regiões”, esclareceu.
CONHEÇA O PDRI
Fonte: RBJ - Escrito por Ivan Cezar Fochzato