sexta, 14 de outubro de 2011
Semana da Pequena Empresa, no Paraná, será de 24 a 28 de outubro
Palestras gratuitas, presenciais e online, levam conhecimento técnico; inscrições antecipadas podem ser feitas no 0800 570 0800
O Sebrae/PR realiza de 24 a 28 de outubro a quinta edição da Semana da Pequena Empresa. Com o mote "Uma semana estratégica para seus negócios", o evento prevê palestras-magna e atividades na internet, como palestras online, além de programação nos escritórios da entidade.
Instituída pela primeira vez em 2006, a Semana da Pequena Empresa é, atualmente, um evento bianual que tem como objetivos divulgar a importância do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas, assim como apresentar e disseminar as soluções do Sebrae/PR.
"É um dos acontecimentos mais importantes realizados pelo Sebrae/PR, que abre suas portas para falar sobre o empreendedorismo, sua representatividade e a importância do conhecimento nos negócios", afirma o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa.
O dia 5 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, lembra o diretor-superintendente, será comemorado na Semana da Pequena Empresa, em Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Pato Branco. "É a homenagem do Sebrae/PR ao empreendedorismo."
A data comemorativa, instituída simbolicamente para marcar o início da vigência do primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (legislação em favor dos pequenos negócios), em 5 de outubro de 1999, será destaque nas regionais do Sebrae/PR.
As inscrições para a Semana da Pequena Empresa são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo 0800 570 0800. O Sebrae/PR pede a doação de um quilo de alimento não-perecível. A partir do próximo dia 17, entra no ar o hotsite http://www.semanapequenaempresa.com.br/, para inscrições.
O alpinista Waldemar Niclevicz falará em Curitiba; o consultor de empresas Carlos Hilsdorf, em Maringá; o professor Marco Aurélio Vianna, em Londrina; o vendedor do Shoptime Ciro Bottini, em Pato Branco; e também Marco Aurélio Vianna, em Cascavel. Todas as palestras-magna começam às 19h30.
A primeira palestra-magna será no dia 24 de outubro, em Curitiba, no Centro de Convenções de Curitiba; no dia 25, será em Maringá, na sede do Sebrae/PR; no dia 26, em Londrina, no Hotel Crystal; no dia 27, em Pato Branco, no Clube Pinheiros; e no dia 28, em Cascavel, no Espaço Verde Valle.
Novidade
Uma das novidades da Semana da Pequena Empresa é a realização de duas palestras online, uma no dia 26 de outubro, às 14 horas, com Allan Costa, e outra no dia 27, também às 14 horas, com o consultor credenciado do Sebrae/PR, André Ott. Allan Costa falará sobre o tema "Harvard para pequenas empresas". Ott, sobre "Por que sua empresa deve estar na internet".
"As palestras online são uma inovação na Semana da Pequena Empresa, no Paraná. Queremos levar, por meio da internet, informação de qualidade aos empresários de pequenas empresas aonde quer que estejam. Os participantes poderão enviar perguntas antecipadamente via Twitter, para @SEBRAE_PR utilizando a hashtag #semanape", informa a gerente de Atendimento Individual e Marketing do Sebrae/PR, Renata Todescato.
Conhecimento
A Semana da Pequena Empresa é um evento feito para mostrar a importância do conhecimento no mundo corporativo. Hoje, um a cada quatro empreendimentos fecha as portas antes dos dois primeiros anos de vida, devido à falta de informação técnica adequada.
"Os empreendedores que não buscam orientação, para gerenciar negócios e tomar decisões, não sobrevivem. Muitos agem por impulso, o que, para o Sebrae/PR, é causa certa para a mortalidade de pequenas empresas", diz a coordenadora estadual de Empreendedorismo, Joana DArc Julia de Melo.
Os empresários de pequenas empresas precisam estar preparados, aliar planejamento e conhecimento, para não perder as oportunidades que se apresentam. "O Sebrae/PR é parceiro nesse processo", afirma a coordenadora.
Força
No Paraná, o Sebrae/PR trabalha com um universo de 450 a 500 mil micro e pequenas empresas formais, de acordo com a RAIS 2010. O Estado possui também cerca de 80 mil empreendedores individuais, e 450 mil informais.
No Brasil, são 6 milhões de micro e pequenas empresas, 1,5 milhão de empreendedores individuais e 10 milhões de informais. As micro e pequenas empresas respondem por 99% das empresas formais e 60% dos empregos com carteira assinada.