GOVERNANÇA PDRI DEBATE
quarta, 25 de outubro de 2017
NESTA TERÇA DIA 24, OCORREU ENCONTRO DA GOVERNÇA REGIONAL DO PDRI OPORTUNIDADE EM QUE FOI DEBATIDA EXTENSA PAUTA EM ESPECIAL A REVISÃO DA VERSÃO ATUALIZADA DA ELABORAÇÃO DO PLANO TATICO-OPERACIONAL, COM FOCO EM ALGUNS ITENS QUE PRECISAVAM SER DEBATIDOS E VALIDADOS PELA GOVERNANÇA.
OS ITENS QUE MERECERAM MAIOR ATENÇÃO FORAM OS RELACIONADOS AS NOVE ÁREAS/TEMAS DE INTERESSE DO PDRI COMO: FLORESTA – ÁGUA – SOLO; ENERGIAS RENOVÁVEIS; RESÍDUOS EM GERAL; EDUCAÇÃO; TECNOLOGIA E INOVAÇÃO; TURISMO; CADEIAS PRODUTIVAS, MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E GESTÃO PÚBLICA; BEM COMO A REVISÃO DO TEMPO DA VISÃO DE FUTURO DO PLANO; AINDA FONTES PARA CAPTAÇÃO DE FINANCIAMENTO DA ESTRUTURA DE GESTÃO.
O COORDENADOR DA GOVERNANÇA SR BONETTI FEZ ALGUNS INFORMES COMO DA ÁREA DE INFRAESTRUTURA (SOBRE O INÍCIO DA OPERACIONALIZAÇÃO DA LINHA ÁREA NO AEROPORTO DE PATO BRANCO E SOBRE A AUDIENCIA QUE ESTARIA ACONTECENDO NA SAC EM BRASÍLIA SOBRE O AEROPORTO REGIONAL).
INFORMOU TAMBÉM SOBRE O PROJETO QUEIJO SANTO GIORNO E DISE QUE ESTÁ SENDO VIABLIZADA A PRODUÇÃO EM UM LATICÍNIO NO MUNICIPIO DE SALGADO FILHO. SOBRE O PROJETO GENÉTICA GENÔMICA VOLTADA A BOVINOCULTURA DE LEITE REGIONAL, DISSE QUE PESQUISADORES DA UTFPR DE DOIS VIZINHOS E DO IAPAR ESTÃO UM ESTUDO DOS DADOS GERADOS PELAS 576 ANALISES DE ANIMAIS DO REBANHO REGIONAL, NA PARCERIA SEBRAE E A EMPRESA TAG DO BRASIL. ESTE ESTUDO NORTERÁ AS AÇÕES QUE SE PRETENDE IMPLEMENTAR DORAVANTE.
NUM INSTANTE IMPORTANTE DA REUNIÃO, O CONSULTOR DO SEBRAE E DA AGENCIA, SR. JONAS PAGNO, FEZ RELATO SOBRE RECENTE MISSÃO TÉCNICA NA EUROPA ORGANIZADA PELO SEBRAE REGIONAL SUL, EM QUE PARTICIPOU, MAIS ESPECIFICAÇÃO NAS REGIÕES DE MONTÁCHEZ – EXTREMADURA – ESPAÑA E NA EUROCIDADE CHAVEZ: NORTE DE PORTUGAL, E VERÍN: GALICIA, ESPAÑA.
JONAS FEZ DIVERSOS DESTAQUES ASSOCIADOS A REGIÃO SUDOESTE E ESPECIALMENTE AO PDRI, MESSIONANDO O PLANO DE DESENVILVIMENO REGIONAL DAQUELA REGIÃO, COORDENADO PELA ADISMONTA - ASOCIACIÓN PARA EL DESARROLLO INTEGRAL DE LA SIERRA DE MONTÁCHEZ Y TAMUJA. LHE CHAMOU A ATENÇÃO QUANDO DAS FALAS DOS DIRIGENTES DAS ORGANIZAÇÃOES TRES ASPECTOS SÃO DESTAQUE: 1. CITAÇÕES SOBRE OS ASPECTOS HISTÓRICOS, GEOGRÁFICOS E CULTURAIS; 2. ELEMENTOS TANGÍVEIS: PRODUTOS AGRÍCOLAS; CLUBE DE PRODUTOS (RUTAS DEL JAMÓN); MTK TURÍSTICO REGIONAL E 3. OS ELEMENTOS INTANGÍVEIS: PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM DECISÕES; CAPITAL SOCIAL. DISSE QUE OS ESPANHOAIS E PORTUGUES VALORIAM MUITO OS INTANGIVEIS VINTO QUE ELES ESTÃO RELACIONADOS A CONSTRUÇÃO DA MISSÃO, VISÃO DE FUTURO, OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E AS CONCERTAÇOES, ACORDOS ENTRE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES.
PERCEBEU QUE HÁ FORTE ASSOCIAÇÃO ENTRE OS PRODUTOS DO TERITÓRIO ASSOCIADOS AS ROTAS TURÍSTICAS EM ESPECIALMENTE AO TURISMO VOLTADO A SAÚDE E BEM ESTAR TENDO AS ÁGUAS ABUNDANTES DA REGIÃO COMO UM DIFERENCIAL.