PIB Sudoeste do Paraná
terça, 05 de fevereiro de 2019
Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal 2018 - Ano Base 2016
Apresentamos os resultados do Produto Interno Bruto - PIB dos Municípios 2016 para os municípios do Sudoeste do Paraná e também um informativo a respeito da pesquisa como um todos.
Com o lançamento do presente informativo, o IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, as Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA, apresenta comentários analíticos sobre os principais destaques do Produto Interno Bruto - PIB dos Municípios - referência 2010, contemplando o ano de 2016. Esses resultados são comparáveis entre si e estão plenamente integrados às séries do Sistema de Contas Nacionais e do Sistema de Contas Regionais do Brasil, em conformidade, portanto, com o manual System of national accounts 2008, SNA 2008, e com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0.
São apresentados, a preços correntes, os valores adicionados brutos dos três grandes setores de atividade econômica – Agropecuária, Indústria e Serviços – bem como os impostos, líquidos de subsídios, o PIB e o PIB per capita. Destaca-se o valor adicionado bruto da Administração, saúde e educação públicas e seguridade social, devido à relevância desta atividade na economia municipal.
Os comentários, ilustrados por meio de tabelas, quadros, gráficos e mapas, realçam aspectos observados em 2016, confrontando-os com 2015, e, para alguns tópicos, também com 2002, início da série estudada, fornecendo, assim, uma síntese do desempenho municipal da economia no período. Pela primeira vez, apresenta-se uma análise geográfica das estimativas do PIB dos Municípios, de acordo com sua distribuição no País. O trabalho, que, a partir da publicação deste ano, conta com a colaboração da Diretoria de Geociências do IBGE, permite a interpretação dos dados com mais precisão, com base em tipologias e regionalizações que conferem outros significados aos indicadores estimados, ao evidenciar padrões de concentração e dispersão associados às formas e densidades de povoamento, bem como às funções econômicas e político-administrativas das diferentes partes do Território Nacional.
O informativo também está disponibilizado no portal do IBGE na Internet, que reúne, ainda, notas técnicas com considerações metodológicas sobre a nova série e um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes; o banco de dados, por município, referente aos anos de 2010 a 2016; e a série de 2002 a 2009. Para os anos anteriores a 2010, cabe ressaltar, realizou-se a retropolação das estimativas até 2002, considerando-se a disponibilidade de informações para o período.
Atenciosamente,
Sharon Caleffi
Resultados do PIB dos Municípios do Sudoeste
PIB 2016 - Municípios do Sudoeste do PR