sábado, 05 de novembro de 2011
Assis quer audiência pública para discutir estrada-parque
A proposta de construção de uma estrada-parque por dentro do Parque Nacional do Iguaçu - antiga Estrada do Colono - será discutida por uma comissão de deputados da Câmara Federal com as lideranças políticas, empresariais e comunitárias do Sudoeste dia 25 deste mês, uma sexta-feira. O projeto de construção da estrada-parque foi protocolado recentemente pelo deputado Assis do Couto (PT) e já recebeu opinião contrária do Instituto Chico Mendes (ICM Bio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.
O deputado participou de uma reunião com representantes da Amsop e da Agência de Desenvolvimento Regional. A princípio, a ideia era promover a audiência em Capanema, município que teve maior prejuízo devido ao fechamento da estrada e do afundamento da balsa que fazia a travessia sobre o Rio Iguaçu até a entrada da via.
Assis, em nome de todos os deputados membros da comissão, solicitou apoio das entidades na divulgação das audiências públicas marcadas para dos dias 11 de novembro, em Serranópolis do Iguaçu (Oeste), e Capanema, no dia 25.
Célio Bonetti, diretor da Agência de Desenvolvimento, sugeriu que o encontro entre deputados e lideranças regionais seja promovido em outra cidade. A questão está sendo avaliada. Existe a possibilidade de ser Francisco Beltrão. A definição deve ocorrer dia 10, quinta-feira, numa reunião com os prefeitos e vereadores, em Beltrão.
Assis, que é de Planalto, busca uma alternativa para permitir que a interligação entre as regiões Oeste e Sudoeste possa ser feita por uma estrada-parque. "Precisamos mobilizar o Sudoeste em torno da estrada-parque", disse ao JdeB.
Assis não esmoreceu diante das opiniões do ICM Bio, contrário ao seu projeto. Na semana passada, em Brasília, houve uma audiência sobre a proposta na Câmara dos Deputados. "Foi descartado por eles, mas não cabe a eles fazer as leis. Se tiver uma lei (que permita), eles terão de cumprir", afirmou.