sexta, 17 de dezembro de 2010
Dr. Aryzone assume presidência
Francisco Beltrão - Hoje à noite, o médico beltronense, Aryzone Mendes de Araújo assume a presidência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). Aryzone entra no lugar do empresário, também beltronense, Antônio Pedron. Antônio deixa a presidência da entidade para assumir a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Francisco Beltrão. Aryzone pretende utilizar sua experiência e boa relação com o futuro governo do Paraná para viabilizar projetos de desenvolvimento na região Sudoeste. A cerimônia de posse de dr. Aryzone acontecerá no prédio da agência, às 19h30. Aproveitando o evento, serão realizadas atividades relacionadas aos 10 anos de existência da entidade.
Antônio Pedron permaneceu 1 ano e 6 meses à frente da Agência de Desenvolvimento Regional. O mandato - que normalmente dura dois anos -, precisou ser encurtado, pois o estatuto da agência não permite pessoas que tenham um cargo público na diretoria, levando em conta que a entidade tem funções suprapartidárias. Sobre o período em que esteve na presidência da ADR, Antônio acredita que conseguiu deixar sua marca. O empresário acredita que sua maior contribuição foi estruturar administrativamente a entidade, além de deixar claro o papel regional da agência no desenvolvimento da região como um todo.
Foi durante a presidência de Antônio Pedron que a Agência de Desenvolvimento Regional conseguiu, por exemplo, uma contribuição financeira da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) para o funcionamento da entidade. "Essa contribuição financeira tem, também, uma questão política. É uma prova de que os prefeitos e a Amsop entendem o trabalho da agência e a importância que a entidade possui no desenvolvimento da região", completou o presidente que deixa o cargo. Outro projeto desenvolvido com o auxílio de Pedron foi o projeto de modernização das estradas do Sudoeste, que foi destaque na edição de ontem do Diário do Sudoeste.
Apesar de deixar o cargo com a satisfação de missão cumprida, Pedron admite que ainda há muito o que ser feito dentro da entidade. "A agência precisa ter uma maior participação do quadro social. Uma contribuição financeira do quadro social para que a agência pudesse deslanchar. Se a entidade tivesse uma estrutura, uma receita do quadro social que a mantivesse, ela gastaria a energia em busca de projetos e condução de projetos. A energia tem que ser dispensada para o operacional com o suporte financeiro do quadro social", enfatizou Antônio.
Novo presidente
Aryzone Mendes de Araújo é uma figura bastante influente na região Sudoeste e no Estado. Médico durante décadas em Francisco Beltrão, Aryzone foi candidato a deputado federal nas últimas eleições pelo Partido Verde (PV). Não se elegeu. E agora assume importante papel no comando da Agência de Desenvolvimento Regional.
O presidente que toma posse hoje pretende utilizar sua experiência e bom relacionamento com as esferas de governo para viabilizar os projetos da entidade. "São estritamente relações da região Sudoeste com o novo governo que está se instalando. Pela minha vivência, eu tenho amizade pessoal com a maioria dos futuros secretários. Vou ter uma tramitação muito fácil para a discussão dos futuros projetos para a região Sudoeste", afirmou.