sexta, 18 de novembro de 2011
MPE Brasil, etapa sudoeste do PR, divulga empresas vencedoras na próxima terça-feira
Município será palco do prêmio que valoriza a competitividade das micro e pequenas empresas pela gestão e resultados
As micro e pequenas empresas que se destacaram em qualidade, competitividade e produtividade na região sudoeste do Paraná e que concorrem ao MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - Ciclo 2011 serão conhecidas na próxima terça-feira, dia 22, em Chopinzinho. Os vencedores da etapa regional serão revelados durante o evento do MPE Brasil - Sudoeste, que acontece no Chopinzinho Clube de Campo, às 20 horas.
O MPE Brasil tem como objetivo destacar as melhores gestões de negócios nas categorias serviços, comércio e indústria. Os vencedores se classificam para etapa estadual do Prêmio e podem chegar a concorrer nacionalmente, com representantes de outros estados brasileiros. Na região sudoeste do Paraná, 708 empresas inscreveram-se no MPE Brasil. Destas, nove finalistas concorrem à premiação regional.
A premiação é dividida nas categorias Agronegócio; Comércio; Indústria; Serviços de Educação; Serviços de Saúde; Serviços de Tecnologia da Informação; Serviços de Turismo; e Serviços não especificados. A novidade nesta edição é o reconhecimento concedido ao Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e também Destaque em Inovação.
Sabino Oltramari, consultor do Sebrae/PR em Pato Branco, detalha que o MPE Brasil tem como principal objetivo a promoção da qualidade, da produtividade e da competitividade de empresas por meio da disseminação de conceitos e práticas de gestão. "O Prêmio é um reconhecimento aos gestores de empresas que investem em inovação e se preocupam em melhorar produtos e serviços, o que reflete diretamente nos resultados e aumento da competitividade", destaca Oltramari.
Os critérios de avaliação do MPE Brasil levam em conta os aspectos da gestão e os resultados das empresas, na forma de um questionário de autoavaliação baseado no Modelo de Excelência da (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) que é adequado de acordo com as especificidades das micro e pequenas empresas. Os critérios avaliados são: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.
O MPE Brasil é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com patrocínio do Governo Federal, Petrobras, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Votorantim e apoio da construtora Odebrecht.
No Paraná, a premiação é realizada em conjunto pelo Sebrae/PR e Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com o patrocínio da Gerdau, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Copel e Itaipu Binacional, e conta ainda com a parceria da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR).
Na região sudoeste, são parceiros do MPE Brasil - Ciclo 2011, a Prefeitura de Chopinzinho, Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Pato Branco, Sindicomércio, Sindimetal Sudoeste e Conselho da Mulher.