quinta, 24 de novembro de 2011
Sudoeste celebra curso de Medicina na Unioeste
Uma solenidade de cerca de uma hora e meia (das 16:15 às 17:45), com o auditório da Unioeste de Francisco Beltrão lotado, marcou a oficialização do curso de Medicina para o campus do município. Nos discursos, a celebração de um "dia histórico" e com projeção de "um futuro de desenvolvimento em todas as áreas para toda a região".
O vestibular, para 40 vagas - e curso de seis anos de formação -, deverá acontecer em julho de 2012 e a primeira turma iniciará as aulas em 2013. O campus da Unioeste será erguido na comunidade da Água Branca, próximo ao Hospital Regional.
A conquista do curso foi atribuída à união das autoridades políticas, às lideranças e a toda a população, como destacou o governador. "Esta conquista é de todos; é de cada um de vocês que se mobilizou; juntos, vamos construindo no Paraná um lugar melhor para se viver", disse.
Um pouco afônico, o prefeito Wilmar Reichembach (PSDB) também destacou a união das forças políticas e o apoio do governo do Estado: "Reconhecimento, gratidão e agradecimento, essas palavras respresentam o sentimento deste momento que a região tem para com o governador Beto Richa", declarou.
"No coração do Sudoeste"
Reichembach citou os deputados presentes na mesa - Caíto Quintana (PMDB), Rose Litro (PSDB) e Nelson Luersen (PDT); lembrou também do ex-deputado Luiz Fernandes Litro (PSDB) -, mas deu ênfase quando falou do deputado líder do governo na Assembleia Ademar Traiano (PSDB), "sempre muito determinado em ver o curso de Medicina aprovado, sou testemunha disso". Reichembach também agradeceu o apoio dos vereadores, "que de forma unânime sempre apoiaram essa luta".
Traiano disse que o dia foi "um dos mais importantes da história", sublinhou como "importante a participação da sociedade e da Unioeste e sua equipe" e também elogiou a união política: "quando buscamos algo, não há divisão, há somente união; não tenho palavras para agradecer, governador". Traiano disse ainda que "Beto Richa deixa sua marca histórica na região e está no coração do Sudoeste".
Força política
O governador reconheceu, nas entrevistas após os discursos e a assinatura oficializando curso para o campus, que "a força política do Sudoeste, encabeçada pelo Traiano, deu resultado". "Eu imaginava que anunciaríamos no ano que vem, mas o Traiano me convenceu para antecipar, junto com o parecer técnico da secretaria", reconheceu.
A secretaria é a de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do titular Alípio Leal, que esteve presente e também discursou. "A expansão do ensino superior é um desafio, hoje é o coroamento de um trabalho", resumiu. Depois ele explicou: o Paraná tinha 54 pedidos de mais cursos, agora tem 53. O primeiro a ser atendido foi o do campus de Beltrão.
Hospital Regional
A existência do Hospital Regional - inaugurado em fevereiro de 2010 - também foi muito citada nos pronunciamentos. "O Hospital Regional do Sudoeste é modelo, será o hospital universitário do curso de Medicina", disse Traiano. O reitor da Unioeste, Alcibíades Orlando, recordou que o curso de Medicina de Cascavel se desenvolveu (a partir de 1997) devido ao hospital regional (que se transformou depois em hospital universitário) e tornou a cidade um polo em saúde, "se desenvolvendo em todos os setores". "Daqui alguns anos Francisco Beltrão também será um polo em saúde", previu.