Novo curso de Agronomia vai of

terça, 14 de julho de 2020

Novo curso de Agronomia vai ofertar 44 vagas A seleção será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A proposta de abertura do curso de Agronomia (formalmente chamado de Engenharia Agronômica) foi aprovada para o campus Francisco Beltrão da UTFPR, durante a reunião ordinária do Conselho de Graduação e Educação Profissional da instituição de ensino. As primeiras 44 vagas serão ofertadas na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que deve acontecer em 2021.


O grande diferencial do novo curso será a oportunidade de os estudantes trilharem expertises conforme demandas atuais. As trilhas em agroindustrialização, agricultura digital, sistema sustentável e empreendedorismo rural propiciarão uma formação mais voltada para as especificidades nas quais ele pretende seguir a carreira profissional. Será um curso integral (aulas de tarde e, à noite), com duração de dez semestres e oferta semestral de 44 vagas por meio do Sisu, coordenado pelo Ministério da Educação.


O professor Luciano Lucchetta, integrante da comissão que elaborou a proposta do projeto do curso, destaca que “o nosso engenheiro agrônomo terá toda a formação que é uma base comum, com toda a excelência que a UTFPR oferece e, além disso sairá com uma, ou mais, expertises para o mercado de trabalho, o que só vem a somar e dar mais autonomia ao egresso”.


Processo de abertura
A proposta para abertura do curso de Agronomia iniciou com as discussões em novembro de 2018. Posteriormente, formou-se uma comissão para delinear a graduação com profissionais da área de Agronomia dos três campi da UTFPR do Sudoeste do Paraná: os professores Hernan Vielmo, Eder da Costa dos Santos, Luciano Lucchetta e João Francisco Marchi, de Francisco Beltrão; Lucas Domingues, de Dois Vizinhos e José Abramo, de Pato Branco. Posteriormente ingressaram na comissão ainda os professores Moacir Tuzzin de Moraes e Ronan Carlos Colombo.

Exigência do reitor
Após a audiência pública realizada na UTFPR, em 12 de julho de 2019, iniciaram-se os trâmites nas câmaras internas para a aprovação na Universidade que saiu na reunião ordinária do Cogep. A promessa de abertura foi feita pelo reitor Luiz Alberto Pilatti em visita a Francisco Beltrão em 2018. Para abrir um novo curso ele solicitou que a administração municipal melhorasse o acesso ao campus e a Via do Conhecimento dr. Gelindo Follador. As obras de melhoria e revitalização foram feitas em 2019.

LEIA MAIS
Aprovado curso de Agronomia na UTFPR-FB
Adequações pedidas para o novo curso de Agronomia na UTFPR já foram feitas
A estruturação do curso
As aulas práticas – de campo – serão em parceria com o Colégio Agrícola do Sudoeste do Paraná, que possui sua fazenda-escola na Linha Santa Bárbara. Os novos laboratórios de Agronomia estão sendo montados. Um deles vai atender os alunos de Agronomia e Licenciatura em Informática – terá impressora 3D, drones e computadores de última geração. Também estão sendo comprados aparelhos novos para o laboratório de geoprocessamento, que passará a ser usado pelos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental.


Alexandre Alfaro adianta que nesta e na próxima semana começará a estruturação do colegiado do novo curso, definição da coordenação do colegiado, com as pessoas que vão pensar o curso e as próximas etapas de sua implantação. Alfaro também deve manter contatos com lideranças políticas e a reitoria na busca de recursos financeiros para as adequações necessárias.


Com essa conquista a unidade da UTFPR de Beltrão passará a contar com cinco cursos de graduação: Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Licenciatura em Informática.

Curso está em sintonia com a vocação agrícola do Sudoeste

JdeB - A autorização para a abertura do curso de Agronomia 4.0, pelo Conselho de Graduação da UTFPR, no campus de Francisco Beltrão, foi comemorada por lideranças locais. A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Vera Dalpubel, disse que “Francisco Beltrão, mais uma vez, está de parabéns com mais um curso na UTFPR. Um bênção pra nós, beltronenses. Todos ganham”.
Para o diretor-geral do campus da UTFPR, Alexandre Alfaro, “é uma grande conquista para Francisco Beltrão e região pela vocação agrícola e pela grande demanda por profissionais na área. Também cabe destacar que o curso, que é inovador e voltado aos desafios da agricultura moderna, foi criado com apoio do poder público e entidades como a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná e Colégio Agrícola de Francisco Beltrão”.

Uma semente lançada
O vice-prefeito de Beltrão, Antonio Pedron (PSD), também se pronunciou. “É indiscutível a importância de termos o curso de Agronomia 4.0, em Francisco Beltrão, porque a nossa vocação é a produção de alimentos. Então, nós, sempre juntos com a UTFPR, ficamos muito felizes com esta conquista. É uma semente lançada lá atrás, com a atuação firme do reitor Pilatti e também o diretor do campus, Alfaro, que deram sempre continuidade a esse trabalho importante. Acredito que vai virar uma página na história da formação dos nossos futuros profissionais da agricultura”.

Mais capacitação
João Manoel Rios, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Francisco Beltrão (Condef), disse que “acho que é importante pra nossa região [o curso], sobretudo porque nossa região é agrícola. Isso vem capacitar ainda mais [os nossos jovens]. Já tem o Colégio Agrícola e [o novo curso] vem pra dar sequência com o ensino superior. Vai até transformar”.

Polo de ensino superior
“A confirmação do curso de Agronomia no campus local da UTFPR é mais um passo importante pra consolidação de Francisco Beltrão como polo educacional do Sudoeste, em especial de ensino superior. As universidades, com os novos cursos e os atuais, representam melhoria social, econômica, cultural e intelectual na nossa região. Essa conquista da UTPFR nos deixa extremamente felizes. O benefício é para a toda a comunidade”, disse o prefeito Cleber Fontana (PSDB).
Cleber lembrou que fez um acordo com o reitor Luiz Alberto Pilatti quando esteve em nossa cidade no ano passado. O prefeito se comprometeu em revitalizar e asfaltar o acesso à universidade e o reitor em viabilizar o curso de Agronomia para Beltrão. “Foi uma conversa que tivemos em tom de brincadeira, mas nós dois levamos a sério. Cumprimos a nossa parte e ele cumpriu a dele também”, observou o prefeito.

Região vai ganhar muito
Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Associação Empresarial (Acefb), afirmou que “é uma notícia magnífica pra Francisco Beltrão e região, porque absolutamente nós somos uma região ligada ao agronegócio e agropecuário”.
Tarsizio disse que “o curso de Agronomia é extremamente importante porque vai formar profissionais pra modernização do campo. A agricultura, quem sabe, seja uma das atividades com a maior evolução tecnológica, em produtividade, em ganhos em relação às outras atividades. Então, é extremamente importante profissionais bem treinados e formados e também formados aqui para atender as necessidades locais. É isso que nós defendemos da universidade pública, que realmente faça uma formação estratética, justamente para atender as reais necessidades do nosso povo. Mas pensando na Agronomia, nós vamos ter o ganho econômico. A região vai ganhar muito econômicamente quando estes profissionais estiverem atuando a campo”.
*Com informações das assessorias de imprensa.

Fonte: JB
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997