segunda, 05 de dezembro de 2011

Bom Sucesso comemora resultados de programa de desenvolvimento municipal

Iniciativa do Sebrae e Sistema Fecomércio/PR  ajuda município do sudoeste paranaense a crescer com a participação das micro e pequenas empresas

 

Bom Sucesso do Sul reuniu 1.300 pessoas na última semana, na quarta-feira, dia 30,  no Centro Esportivo Municipal José Eleuci Merlo, para comemorar os resultados obtidos nos dois primeiros anos do Programa de Desenvolvimento Municipal, implantando pelo Sebrae/PR e pelo Sistema Fecomércio/PR no Município, com a parceria da  Prefeitura, Câmara Municipal e Associação Comercial e Empresarial.  Na ocasião, o público presente participou  de uma apresentação do Circo Vox e de um show com a dupla André e Karina.  No dia a dia, a comunidade comemora resultados obtidos com o Programa, o que reflete em alguns indicadores.

 

No Índice de Desenvolvimento Municipal para Micro e Pequenas Empresas (IDMPE), por exemplo, Bom Sucesso do Sul ganhou 173 posições, passando da 299ª posição em 2009, para a 126ª em 2010, entre os 399 municípios paranaenses. O IDMPE  monitora o ambiente institucional para pequenos negócios, favorecendo o desenvolvimento local com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Para medir o grau de desenvolvimento do ambiente empresarial municipal, é feita uma análise que envolve o Índice de Desenvolvimento Empresarial (IDE), o Índice de Desenvolvimento de Mercado (IDM) e o Índice de Desenvolvimento Institucional (IDI).

 

"O IDMPE é  um indicativo que o Programa de Desenvolvimento Municipal está sendo importante para ajudar o Município. A melhoria na posição deste ranking indica que Bom Sucesso do Sul, com a administração municipal, com os empresários e, com a comunidade, está organizando um ambiente de desenvolvimento para as micro e pequenas empresas, o que reflete diretamente na economia local", analisa Cesar Colini, consultor do Sebrae/PR em Pato Branco.

 

Numa retrospectiva, Colini enumera algumas soluções que o Sebrae/PR levou para Bom Sucesso do Sul nos últimos dois anos, entre eles o Liderar, Empretec, Educação Empreendedora, VarejoMAIS em Ação, Negócio Certo Rural e o Programa Cidade Empreendedora, que auxilia na implantação da Lei da Geral da Micro e Pequena Empresa. "As capacitações e programas trazidos foram importantes. Agora, é preciso ressaltar que teriam pouco efeito se não fosse a participação da população. Bom Sucesso do Sul segue a rota do desenvolvimento porque a comunidade, as entidades e o poder público abraçaram uma estratégia conjunta para desenvolver toda uma cidade", destaca o consultor.

 

Na prática, resultados como oportunidades e abertura de novos negócios, geração de emprego e renda modernização das empresas, melhoria na oferta de produtos e serviços, aumento nas vendas do comércio local, valorização imobiliária e novos investimentos público e privado nas zonas urbana e rural, são percebidos no Município. "O Programa trouxe uma nova perspectiva e resultados. Até por isso, ele terá mais um ano de duração em Bom Sucesso do Sul, o que vai contribuir para o Município continuar mais forte na rota do desenvolvimento", diz Colini.

 

Para o empresário Osvaldo Hacker, os resultados motivaram a participação e o surgimento de um ambiente novo. "A gente vê no ânimo das pessoas, percebe a diferença nas atitudes e no cenário econômico do município. Essa parceira deu certo. Ainda temos que avançar, mas a diferença é nítida e para melhor", enfatiza.

 

O prefeito Elson Munaretto cita outros indicadores, como o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário, crescimento no valor agregado da indústria e do comércio no Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), crescimento no Índice de Desenvolvimento Municipal da Firjan, além do menor índice de analfabetismo na região.  "Afora os resultados diretos, as pessoas tiveram,  através do Programa, de se formar como liderança. Os professores adquiriram a experiência de empreendedorismo e passaram para os  estudantes. O empresário pode melhorar a oferta de produtos, serviços e fachadas do seu comércio. E, acima de tudo, a população foi motivada para que faça suas compras dentro do município e não fora", destaca.

 

Na opinião do prefeito, quem participou do Programa agregou algo inovador na sua vida profissional ou pessoal. "A população teve a oportunidade de participar de várias ações que envolveram desde os empresários aos futuros empreendedores do município. E todos aqueles que se disponibilizaram a participar do programa em 2010 e 2011 só vieram  a ganhar", conclui Munaretto, que venceu o Prêmio Prefeito Emprendedor neste ano,  na categoria Melhor Projeto Estadual.

Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE/PR
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997