sexta, 23 de dezembro de 2011
Prefeitos elegem Luiz Carlos Gotardi para a presidência da Amsop em 2012
O prefeito Luiz Carlos Gotardi (PMDB), de Salto do Lontra, vai presidir a Associação dos Municípios do Sudoeste do PR (Amsop) em 2012. Ele encabeçou chapa única em virtude da desistência do prefeito Edsom Bagetti (PR), de Pérola D´Oeste. Edsom não conseguiu o apoio de dois prefeitos para fechar sua chapa e registrá-la na terça-feira, 20.
A eleição aconteceu na tarde de ontem, na sede da entidade, em Beltrão, com a presença de bom número de prefeitos. E a votação foi por unanimidade. Os novos diretores assumem seus cargos, automaticamente, em janeiro de 2012.
A chapa tem vários prefeitos de partidos que hoje são oposição ao governo Beto Richa (PSDB). Mas Luiz Carlos ouviu todas ponderações. Para ele, o mais importante é a entidade. "Pretendo trabalhar com todos os prefeitos", afirmou.
Antes da votação, o presidente Clóvis Cucolotto (PR) fez uma ampla explanação sobre os projetos encaminhados pela entidade aos governos estadual e federal, o espírito de união entre os prefeitos da região, mesmo com tendências ideológicas diferentes.
Clóvis citou os projetos de apoio à pecuária leiteira, em tramitação no BNDES, de estudo de readequação das rodovias que cortam o Sudoeste e a proposta de criação de consórcios intermunicipais.
Antes da votação, alguns prefeitos se manifestaram sobre o impasse ocorrido. Wilmar Reichembach (PSDB) observou que não tinha restrição a nenhum dos nomes colocados na chapa de Luiz Carlos Gotardi. No entanto, sugeriu, para a apreciação dos demais colegas, a possibilidade ser incluído um nome de prefeito de partido alinhado ao governo estadual.
Elson Munaretto, prefeito pelo PMDB de Bom Sucesso, ex-presidente da Amsop e membro da chapa, se dispôs a retirar o seu nome e que fosse incluído outro. O prefeito de Ampere, Flávio Penso (PP), no entanto, defendeu que se mantivessem a chapa.
Colocada em votação, a chapa foi eleita por unanimdade.
Luiz Carlos agradeceu o apoio dos colegas e afirmou que se sente preparado para comandar a entidade. Ele foi vereador, exerce o segundo mandato consecutivo de prefeito como candidato de consenso, foi presidente do consórcio regional de saúde (ARSS) e é o atual vice-presidente da Amsop.
"Acredito que amadureci bastante", disse. Uma de suas metas é incentivar a criação de conselhos intermunicipais de prestação de serviços à população. Luiz explicou que a criação dos conselhos "é uma moda". Estas entidades podem receber recursos financeiros do governos federal e estadual para executar serviços nos municípios e a Amsop não pode.
Ele adiantou que vai dar continuidade às discussões e tramitações de projetos de interesse da entidade municipalista junto aos governos federal e estadual.
Composição da diretoria
- Presidente Luiz Carlos Gotardi (PMDB, Salto do Lontra);
- Vice-presidente Elson Munaretto (PMDB, Bom Sucesso);
- 1º secretário Joceli Tiago Menezes (PT, Bela Vista da Caróba);
- 2º secretário Neuri Roque Gehlen (PSDB, Mariópolis);
- 1º tesoureiro Norberto Goedert (PMDB, Nova Esperança do Sudoeste);
- 2º Tesoureiro: Roberto Viaganó (PDT, Pato Branco);
Conselho Fiscal
Membros efetivos: Eduardo André Gaievski (PT, Realeza), Dilmar Túrmina (PDT, Cruzeiro do Iguaçu) e Leila da Rocha (PMDB, São Jorge DOeste).
Suplentes
Olívio Brandelero (PMDB, Santa Izabel do Oeste), Rubem Miguel Foletto (PDT, Nova Prata do Iguaçu) e Loivo R. Ritter (PDT, Verê).