Agência/IGR Vales do Iguaçu

quarta, 18 de maio de 2022

Revela opções turísticas no Sudoeste

Por Leandra Francischett

Com pouco mais de dois meses de celebração dos convênios com os municípios turísticos da região Sudoeste do Paraná, a Agência/IGR Vales do Iguaçu reuniu representantes de cada município, em Honório Serpa, para a 2ª Reunião do Turismo. O evento aconteceu dia 10 de maio; a agência apresentou as ações já desenvolvidas em âmbito regional e também no atendimento individual dos municípios.

Entre as ações está a elaboração de um roteiro de turismo religioso e o levantamento de eventos para o Festival de Inverno ainda para esse semestre. Na data também, foi apresentado o regulamento para participação em feiras da região, onde os municípios conveniados poderão ter seus produtos turísticos expostos e comercializados.

Eritana Jaguszewski, diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, responsável pelo turismo no município de Honório Serpa, avalia a reunião como muito positiva. “Esta foi a segunda reunião da IGR, sendo a primeira itinerante. Honório Serpa foi o primeiro município a sediar esta modalidade. Teve uma grande adesão dos municípios e foi uma oportunidade de receber outros municípios e então analisar o que precisamos melhorar de estrutura. É uma oportunidade, pois Honório Serpa é um município relativamente novo e não era conhecido pela maioria das pessoas que estiveram na reunião.”

Eritana destaca a importância da Agência/IGR, que presta apoio técnico e motiva a movimentação do comércio e da sociedade, “no sentido de olhar nosso município como uma potencialidade turística, porque até então a gente via apenas as nossas cachoeiras. Está mudando o nosso olhar, com a valorização do nosso município e não só a questão das águas, mas também outros pontos que são fundamentais para fazer esta rota turística, seja através do turismo religioso, gastronômico ou de cultura”.

Leonardo Lucini Malacarne, responsável pelo setor de Indústria e Comércio de Itapejara d'Oeste, acredita que o encontro teve uma boa produtividade. “Primeiramente por estreitar as relações entre os dirigentes do turismo nos municípios, aproximando as pessoas e as experiências que cada um tem para apresentar. Depois, podemos ainda tirar de proveitoso as informações e alinhamentos coordenados pela Agência/IGR, permitindo que os municípios da região Vales do Iguaçu possam ter uma perspectiva do que cada vizinho está priorizando em suas ações, possibilitando um quadro com uma perspectiva maior, com trabalho integrado entre as ações, fortalecendo o composto turístico em toda a região.”

Sander Picini, secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Salgado Filho, também considerou satisfatória. “É interessante, porque se apresenta o que cada município tem de potencial turístico que explora e que possa explorar, além da troca de informações que acontece entre os municípios.” Segundo Sander, a agência auxilia, promove e ajuda o município a explorar seus potenciais turísticos, além de demonstrar os potenciais que o município possa estar explorando e agregando para o turismo. “Salgado Filho está desenvolvendo a sua rota de turismo, elaborando planos futuros para o crescimento turístico da região, trabalho que a IGR auxilia muito.”

A próxima reunião itinerante será em Salgado Filho, em julho.

 

Potenciais turísticos de Honório Serpa

O município de Honório Serpa apresenta muitas potencialidades. “Temos maravilhosas cachoeiras, o turismo gastronômico é bem peculiar e está tendo um grande envolvimento de todas as entidades, que fazem pratos. Não vamos fazer um prato típico, mas sim um cardápio municipal, apresentando nosso diferencial, como o porco a paraguaia, janela de costela, tradicional almoço feito pela Apae e outras comidas saborosas que não são tão comuns de serem feitas em festividades, que talvez não seja de tão grande porte, mas sim de modo que o próprio munícipe participe e fortaleça seus vínculos comunitários”, explica Eritana.

Durante a 2ª Reunião do Turismo, foi possível visitar os atrativos turísticos de Honório Serpa, bem como conhecer um pouco do costume de filó para reuniões e degustar de um almoço típico do município. Eritana acrescenta que filó ou serão é uma prática antiga, em que o meio de comunicação era mais difícil, em virtude da época, então as pessoas tinham o costume de reunir amigos, à noite, na casa de alguma pessoa, com o objetivo de se confraternizar, degustando o que a família tinha para oferecer, mas era um meio de se aproximar do outro, colocar a conversa em dia e estar presente.

“Hoje em dia, com o WhatsApp, você faz videochamada daqui para o outro lado do mundo, mas está tudo muito distante, tudo virtual. Então tivemos a ideia de fazer este resgate, para ter a possibilidade de nos olharmos, retomar a prática da visita, do estar perto.” Ela garante que o filó é feito desde a primeira reunião para organizar o Conselho Municipal de Turismo; quem tinha dotes culinários peculiares, que sabia fazer bolinho de chuva, broa de milho, doce de figo caseiro, salame caseiro, feijão tropeiro, farofa de pinhão, por exemplo, levou seu prato e doou para o conselho partilhar.

“Foi muito interessante a curiosidade, porque eles não sabiam que a gente iria formar o conselho, os participantes só sabiam que a gente iria fazer o filó na casa deste casal (professores Rogério e Salete), para tratar da questão turística. A partir daí, decidimos que todas as reuniões do Conselho Municipal de Turismo são realizadas na casa de alguém, com o objetivo do filó, com o que a família puder e quiser ofertar. É um momento para colocar a conversa em dia.”



Fonte: Leandra Francischett
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997