Capanema, Paraná.

terça, 24 de maio de 2022

Termo de parceria de Projeto Intermunicipal é assinado.

Termo de Parceria de Projeto Intermunicipal é assinado em Capanema.

Capanema recebeu lideranças regionais do Conselho Administrativo da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste, representantes do Executivo do Município de Planalto, Deputado Estadual Nelson Luersen e outros interessados do setor de turismo, para assinatura dos Termos de Parceria. A cerimônia aconteceu no sábado 21 de maio no Balneário Terra Iguassu, na comunidade do Cristo Rei.
O Termo de Parceria, como destacou o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo João Pedro Markus, é uma consequência do Plano de trabalho que foi construído junto a Agência de Desenvolvimento e o Município de Planalto, para repassar recursos à entidade que a partir da firma da Parceria contratará um serviço especializado para o desenvolvimento de projeto de Engenharia para posterior implantação de “Via Perimetral, Ciclovia e Caminhódromo, interligando os Municípios por suas áreas industriais margeando as rodovias BR-163 e PR-281”.
A Agência que é responsável pelo Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI) no Sudoeste e além de ser órgão representativo do Turismo perante o Estado do Paraná, também atua na promoção e desenvolvimento da Regionalização do Turismo através do Ministério do Turismo, sendo a gestora da Instância de Governança Regional da Região Turística Vales do Iguaçu.
Com tal intervenção o projeto contratado pelos municípios também proporá soluções de valorização das atividades de lazer do pedestre e ciclista, conferindo maior segurança para as pessoas que trafegam pelo acostamento da BR e PR. Ademais, se pretende incentivar a implantação do projeto Fronteira Iguassu de cicloturismo, que serão sustentados através do trecho cicloviário a ser implantado, ademais do desenvolvimento interurbano.
Para o Prefeito Américo “a parceria vai tornar realidade um sonho de muitos anos”. O Secretário de Administração Felipe Schmidt, que no ato representou o Prefeito Boni, destacou a relevância do projeto para a ligação e o desenvolvimento integrado dos municípios. O Deputado Nelson que aguarda o projeto para vinculação do mesmo ao Governo de estado para sua execução, lembrou que sem a apresentação de projetos completo difícil conseguir o investimento, mas a Parceria com a Agência tem esse objetivo de buscar um projeto inovador e intermunicipal.
A cerimônia contou ainda com a participação do Superintendente do Governo Municipal de Almirante Andresito o Sr. Bruno Beck, o Secretário de Turismo de Andresito e Integrante do Comitê La Frontera - Maurício Bogado, Conselheiros Municipais de Turismo de Capanema, além de representantes do setor de turismo de Municípios do Sudoeste.
O projeto contemplará Estudos de Tráfego, Projeto Básico e Executivos, Estudos topográficos, geológicos, geotécnicos, hidrológicos, além dos projetos geométricos, terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização, desapropriação e projeto de obras complementares. Também será projetado o trevo de acesso que beneficiará a entrada do Parque Industrial de Capanema, acesso ao Instituto Federal e loteamentos no KM 085+400m conforme Processo Administrativo da 3ª UL/SR/DNIT/PR nº 50609.000182/2015-32.
Na oportunidade os Empreendedores Noeli Kafer e Márcio Geron, proprietários do “Terra Iguassu Hotéis e Turismo”, apresentaram a infraestrutura do empreendimento e detalhes do projeto que ainda está em fase de execução e já se destaca pela exclusividade na região.
A parceria entre os Municípios e Agência será executada ainda neste semestre de 2022. Aos interessados em acompanhar os repasses podem estar consultando o portal transparência de cada Município com a disponibilização dos processos na íntegra.

Fonte: Prefeitura de Capanema
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997