terça, 24 de janeiro de 2012
Boa Esperança: Vitivinicultura como diversificação das propriedades
O Departamento Municipal de Agricultura e Pecuária e o Instituto Emater de Boa Esperança do Iguaçu realizam, desde o início de 2009, cursos e um trabalho voltado à diversificação da propriedade através da Vitivinicultura.
Conforme registrou o diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Valmor Tessaro, e o técnico da Emater no município, Valdisio Candido Moreira, o primeiro curso foi realizado no início de 2009, tendo como instrutor Valdir Koch, do Emater de Salto do Lontra, que trabalhou com aproximadamente 20 produtores rurais do município sobre a cultura da uva e a produção artesanal do vinho e a escala em produção de vinhos em maior quantidade.
Recentemente foi realizada a colheita da uva na propriedade do produtor Leonilço Antonio Biavatti, de Linha Biavatti. O trabalho da colheita foi realizado pelo produtor, familiares e um grupo de amigos. Eles relatam que essa safra teve a produção de 4.200 litros de vinho tinto, branco e rose, e aproximadamente 500 litros de vinagre. O produtor cultiva em sua propriedade uvas Bordô, Rosê, Isabela, Branca e Niagara.
Para o prefeito Claudemir Freitas (PMDB) e para o vice-prefeito Ervino Alberton, "a diversificação da propriedade, como com a cultura da uva, e o aproveitamento de todos os espaços nas propriedades rurais de nosso município é a certeza da agregação e geração de renda aos produtores rurais".
Eles relatam ainda que "a vitivinicultura esta em nosso município em diversas propriedades para o consumo próprio das famílias e começa a ter a produção comercializada já nos últimos anos. Além disso, estão em nossa cultura, dos nossos pais e avós, colonizadores que vieram de Santa Catarina, mas principalmente do Rio Grande do Sul, e muitas dessas famílias com forte descendência italiana, o que vem a unir de uma forma muito agradável todas as situações, produção, consumo, comercialização e geração de renda com a cultura da uva de diversas espécies, com vinhos diversos e outros produtos derivados da fruta".
Da safra do produtor, quase 500 litros foram servidos aos participantes da Festa do Colono e do Motorista, realizada em julho do ano passado, e nesse ano certamente uma quantia semelhante será servida nas festividades em comemoração aos 20 anos de emancipação de Boa Esperança do Iguaçu, programada para 26 de abril.