Núcleos Setoriais

segunda, 25 de setembro de 2023

Criada a ALAC - Associação de Laboratórios de Análises Clínicas do Sudoeste do Paraná

Na manhã de sábado, 23, em assembleia que aconteceu na Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), foi fundada a Associação de Laboratórios de Análises Clínicas do Sudoeste do Paraná (ALAC). A iniciativa foi pioneira no Estado. “É uma noticia esperada pelo segmento das análises clínicas, visto as dificuldades que temos enfrentado nos últimos anos. Para que os laboratórios de análises clínicas funcionem, eles dependem, muitas vezes, de plano de saúde e do SUS. Estudos dão conta, que em torno de 70% das decisões e acompanhamento dos médicos passam pelos laboratórios. Hoje, a situação de tecnologia vem aumentando significativamente a qualidade e os custos do nosso trabalho e faz com que a matemática não feche. Trabalhávamos com uma tabela SUS de 1994 como remuneração e, nessas dores, há cerca de um ano, os laboratórios, temendo ter de fechar as portas, se uniram e abrimos negociações com o consórcio de saúde, com os municípios, os colegas foram firmes e conseguimos uma majoração de tabela que está conseguindo dar um fôlego um pouco maior para o segmento. Tendo esse evento, esse episódio, que tirou os donos de laboratório e os profissionais da situação de isolamento, começamos a conversar, o pessoal viu que não valia a pena brigar, todos poderiam prestar serviços de qualidade e que o sol nasce para todos”, explicou Felipe Techy, membro fundador e vice-presidente da ALAC, em entrevista para a Rádio Educadora.

A associação também pretende funcionar como uma cooperativa. “Resolvemos a trabalhar em grupo, fazer associação, comprar junto, negociar junto, tem tanto sucesso em diversos ramos, como mercados, materiais de construção que buscamos levar também para o ramo de análises clínicas. A associação tem sede em Dois Vizinhos, com a presença de oito laboratórios que formaram o conselho de administração e fiscal. Já no sábado, fizemos o planejamento estratégico, para traçar os próximos rumos, a atuação, negociações estão começando, já buscamos criar um corpo e já temos outros laboratórios bem dispostos a participarem da nossa associação”, completou.

Outra ideia é criar uma logística que vai ajudar na realização de diversos tipos de exames. “Nós, infelizmente, não conseguimos realizar 100% dos exames em casa. Então, acabamos tendo que lançar mão de laboratórios de apoio. Esses espaços tem dificuldade de pensar a logística e nosso objetivo é até criar uma logística própria. Oferecendo qualidade, preço, competitividade e prazo. Também podemos comprar insumos em conjunto, buscar a agulha que não dói, o tubo de ensaio de primeira pois sabemos que, comprando uma, duas caixas, é um custo e para todo o grupo tem melhor negociação. Também o nosso processo de qualidade. Sabemos que muitos colegas, além das atribuições técnicas, tem as atribuições administrativas e a associação vem de encontro com essa necessidade, trazendo proposta de facilidade de gestão, qualidade, acreditações”, conclui. Felipe ainda exaltou a parceria com a Cacispar, Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná e a ACEDV/CDL.

Diretoria da ALAC

Presidente: Lucas Ferreira da Costa (São Lucas – Francisco Beltrão)

Vice-presidente: Felipe Techy (LabLife – Dois Vizinhos)

1º Tesoureiro: Paulo Henrique Vandressen (Vandressen – Francisco Beltrão)

2ª Tesoureira: Luiza Manfroi de Mattos (Mattos e Manfróis – Salto do Lontra)

Secretário: Marcos Apolinário (São Lucas - Palmas)

2ª Secretária: Renata Baú (Relab – Salto do Lontra)

Fonte: https://educadoradv.com.br/noticia/18820
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997