quarta, 14 de março de 2012

Plano orienta desenvolvimento turístico em Bom Sucesso do Sul

Estudo realizado pelo Sebrae/PR no município da região sudoeste faz um diagnóstico do ambiente e aponta objetivos e metas para a área do turismo

 

O Plano de Desenvolvimento Turístico de Bom Sucesso do Sul,  realizado pelo Sebrae/PR, por meio do Programa de Desenvolvimento Municipal, é um guia focado na organização e desenvolvimento da atividade turística, respeitando padrões de sustentabilidade e qualidade, com ações de gestão, fomento e promoção que levem ao incremento da economia local. O estudo foi apresentado, na semana passada, a um grupo de lideranças em Bom Sucesso do Sul.

 

Foi o primeiro estudo minucioso realizado no município. O Plano de Desenvolvimento Turístico traz uma análise do ambiente, diagnóstico, cenário, plano estratégico, objetivos e metas que podem ser implementadas. Bom Sucesso do Sul tem vocação para o turismo religioso, gastronômico e rural. A proposta, desenvolvida com base na metodologia da Organização Mundial do Turismo, é resultado de um trabalho que realizou entrevistas exploratórias, diagnósticos nos atrativos e reuniões técnicas de planejamento turístico participativo, com a comunidade.

 

"O estudo delineou o cenário do Município. A população tem em mãos um trabalho que aponta pontos fortes e fracos no setor turístico, infraestrutura, dados estatísticos. Ou seja, traz um diagnóstico para a comunidade e para o poder público planejarem o setor, atacando os pontos fracos e potencializando o que já existe em andamento", analisa o gerente regional do Sebrae/PR, Joailson Agostinho.

 

O consultor em Turismo, Anery Junior Baggio, detalha que Bom Sucesso do Sul tem potencial para o turismo de eventos, concentrado na festa gastronômica com o prato típico leitão desossado na grelha e a romaria de Nossa Senhora de Lourdes. "São eventos grandes, que reúnem milhares de pessoas, mas eles acontecem somente num determinado momento. Então, o que precisa de imediato é dinamizar propriedades e locais para receber esses turistas nos dias dos eventos, para que percebam que existem coisas para fazer fora do período dos eventos", ilustra. 

 

Anery sugere, por exemplo, que o prato típico seja ofertado ao turista uma vez por mês  e, na ocasião, comece a ser disponibilizada ao turista a visitação a outros atrativos, como um alambique, uma agroindústria, uma gruta, pesque-pague, quedas do Rio Santana, entre outros. "Podem organizar passeios dentro do município, incluindo a visitação ao monumento Cristo Luz e ao Parque dos Anjos, integrando os atrativos arquitetônicos, naturais, religiosos, históricos e da gastronomia."

 

O Plano de Desenvolvimento Turístico de Bom Sucesso do Sul projeta cinco programas estratégicos com ações de curto, médio e longo prazos, para alcançar a organização e o desenvolvimento eficaz da atividade. Pelo estudo, projetos e ações serão incluídos dentro de programas de Gestão Estratégica do Turismo, de Promoção de Investimentos no Turismo, de Desenvolvimento de Atrativos Turísticos, de Educação e Qualificação para o Turismo e de Marketing Turístico.

 

"A comunidade e governo municipal têm um manual para nortear o crescimento do setor, o que pode gerar divisas para o município, oportunizando o desenvolvimento de empreendedores e de empresários de micro e pequenas empresas de Bom Sucesso do Sul", observa Cesar Colini, consultor do Sebrae/PR.

 

O prefeito de Bom Sucesso do Sul, Elson Munaretto, ressalta que o estudo foi mais um passo para estabelecer critérios que direcionem os investimentos e os caminhos a seguir. O prefeito enfatiza que muitas coisas foram feitas pelo Município e outras ações serão colocadas em prática, mas que o sucesso de turismo em Bom Sucesso do Sul depende muito da iniciativa privada.

 

"Agora, os investidores podem se basear no diagnóstico para direcionar seus investimentos e fortalecer os atrativos no Município. O que foi feito até agora serve como propulsor, assim como novas atitudes que serão tomadas. Para nos tornarmos forte no turismo, precisamos que a iniciativa privada acredite no nosso turismo, como um negócio, e que faça investimentos", afirma Munaretto.

Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE/PR
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997