sexta, 16 de março de 2012
Sebrae apresenta diretrizes para o Plano de Desenvolvimento Turístico
O Plano de Desenvolvimento Turístico de Bom Sucesso do Sul, realizado pelo Sebrae/PR por meio do Programa de Desenvolvimento Municipal, é um guia focado na organização e desenvolvimento da atividade turística, respeitando padrões de sustentabilidade e qualidade, com ações de gestão, fomento e promoção que levem ao incremento da economia local. O estudo foi apresentado, na semana passada, a um grupo de lideranças em Bom Sucesso do Sul.
Foi o primeiro estudo minucioso realizado no município. O Plano de Desenvolvimento Turístico traz uma análise do ambiente, diagnóstico, cenário, plano estratégico, objetivos e metas que podem ser implementadas. Bom Sucesso do Sul tem vocação para o turismo religioso, gastronômico e rural.
"O estudo delineou o cenário do município. A população tem em mãos um trabalho que aponta pontos fortes e fracos no setor turístico, infraestrutura, dados estatísticos. Ou seja, traz um diagnóstico para a comunidade e para o poder público planejarem o setor, atacando os pontos fracos e potencializando o que já existe em andamento", analisa o gerente regional do Sebrae/PR, Joailson Agostinho.
O consultor em Turismo Anery Júnior Baggio detalha que Bom Sucesso tem potencial para o turismo de eventos, concentrado na festa gastronômica com o prato típico leitão desossado na grelha e a Romaria de Nossa Senhora de Lourdes. "São eventos grandes, que reúnem milhares de pessoas, mas eles acontecem somente num determinado momento. Então, o que precisa de imediato é dinamizar propriedades e locais para receber esses turistas nos dias dos eventos, para que percebam que existem coisas para fazer fora do período dos eventos", ilustra.
Anery sugere, por exemplo, que o prato típico seja ofertado ao turista uma vez por mês e, na ocasião, comece a ser disponibilizada ao turista a visitação a outros atrativos, como um alambique, uma agroindústria, uma gruta, pesque-pague, quedas do Rio Santana, entre outros.
O Plano de Desenvolvimento Turístico projeta cinco programas estratégicos com ações de curto, médio e longo prazos, para alcançar a organização e o desenvolvimento eficaz da atividade. Pelo estudo, projetos e ações serão incluídos dentro de programas de Gestão Estratégica do Turismo, de Promoção de Investimentos no Turismo, de Desenvolvimento de Atrativos Turísticos, de Educação e Qualificação para o Turismo e de Marketing Turístico.