terça, 27 de março de 2012
Encontro de líderes de arranjos produtivos de TIC projeta estratégias para o setor PR
Empresários e lideranças das regiões sudoeste, oeste, norte, noroeste, centro-sul e da capital paranaense participaram dos debates, realizados em Francisco Beltrão na semana passada
O 13º Encontro de Líderes de Arranjos Produtivos Locais (APL) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Paraná, realizado em Francisco Beltrão, na última sexta-feira, 23, contou com a participação de 75 empresários de várias regiões do Estado. No evento, os representantes dos APL TIC definiram estratégias de desenvolvimento setorial com ações voltadas para a inteligência de mercado e capital humano. No evento, a Assespro - Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, lançou oficialmente a sua Subseção Sudoeste.
Empresários e lideranças das regiões sudoeste, oeste, norte, noroeste, centro-sul e da capital paranaense participaram dos debates, assistiram a uma entrevista no quadro "Conversa com empresário", coordenado pelo consultor do Sebrae/PR Cesar Colini, conheceram projetos dos APL e debateram estratégias para o setor. Na "Conversa com empresário", Gilson Tedesco, da empresa CISS, de Dois Vizinhos, contou a história e os desafios de uma empresa do interior que hoje tem projeção nacional e que já participa de eventos como a CeBIT, na Alemanha, considerada uma das maiores feiras tecnológicas do mundo.
A proposta para trabalhar a parte de inteligência de mercado, definida no Encontro, envolve o mapeamento das competências das empresas de TI no Paraná, estruturação de um observatório de tendências de mercado, montagem de um portal de inteligência de mercado, mapeamento de demandas do mercado brasileiro e ações de marketing para divulgar o setor de TI paranaense no Brasil. Na área de capital humano, os líderes de APL realizaram a assinatura do termo para prorrogação do PlanSeQ, massificação de ensino via EAD, desenvolvimento de vocação para adolescentes e a busca de garantia da qualidade de processos e projetos.
"A definição de dois pontos com ações estratégicas, a atuação de forma integrada no Estado, o debate sobre o fórum de líderes e o ambiente o encontro demonstraram um amadurecimento e um fortalecimento do setor", analisa o coordenador estadual de TIC do Sebrae/PR, Emerson Cechin.
Para o presidente do Núcleo de Tecnologia da Informação/Arranjo Produtivo Local em Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná (NTi/APL), Sérgio Luiz Carvalho, foram positivas as ações desenvolvidas no Encontro. "Predominaram o respeito e a cordialidade nas discussões, que foram de ótimo nível. A participação dos líderes foi muito boa e registramos aproximadamente 100 pessoas na abertura do evento, entre representantes dos APL e empresários da nossa região", observa Sérgio Carvalho.
O presidente do NTi/APL acredita que o grande destaque do evento em Francisco Beltrão é o novo rumo que foi adotado pelos participantes, que privilegia a objetividade nas decisões e continuidade nas ações. "Este é o legado que deixamos para o Encontro de Líderes de APLs de TIC: uma nova didática, um novo formato para o evento. Depois de 12 encontros, estimulamos os empresários participantes a pensar de que maneira os encaminhamentos possam realmente ter uma sequência, tornando-se ações com metas definidas para serem cumpridas e que beneficiem o setor de TI no Paraná", destaca Sérgio Carvalho.
A abertura da quinta representação da Assespro no Paraná marca também um reforço na representatividade das empresas da região e amplia o mapa de atuação da instituição no Estado. "A subseção é um braço que a Assespro estende para receber as demandas locais e regionais geradas no NTI, no Nubetec. Ela não vem para concorrer, vem para agregar na representatividade do setor. Tanto que são as entidades que vão escolher quem será o representante regional da Assespro", explica o diretor-presidente da Assespro no Paraná, Sérgio Yamada. A entidade vem com a proposta de integrar empresas, trabalhar a valorização do setor e fomentar a economia e o crescimento da indústria da tecnologia da informação no Paraná e no Brasil.
A nova subseção é resultado de um convênio firmado no final de 2011 entre a Assespro e o Núcleo de Tecnologia da Informação do Sudoeste (NTI). Com o convênio, a Assespro-Paraná irá ampliar sua atuação no Estado, com o aumento no número de empresas associadas. A nova sede será no próprio NTI, em Pato Branco.
A realização do 13ª Encontro de Líderes Arranjos Produtivos Locais (APL) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Paraná foi do NTi/APL Sudoeste, Sebrae/PR, Assespro Paraná, Núcleo Beltronense de Tecnologia (Nubetec) com apoio da Prefeitura de Francisco Beltrão e de empresas do APL da região sudoeste. O próximo encontro da categoria, a 14ª edição, será em 22 de junho, na cidade de Londrina.