quarta, 28 de março de 2012

Excelência em gestão garante título nacional a empresas de serviços do PR

Megasult conquista o Prêmio MPE Brasil na Categoria Serviços e Accion - Sistemas para Excelência em Gestão é premiada na Categoria Serviços de Tecnologia da Informação

 

Duas pequenas empresas do Paraná estão entre as vencedoras nacionais da edição 2011 do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, que registrou mais de 58 mil inscrições em todo o País. São a Megasult, de Francisco Beltrão, na Categoria Serviços, e a Accion - Sistemas para Excelência em Gestão, de Maringá, na Categoria Serviços de Tecnologia da Informação.

 

A cerimônia de divulgação dos vencedores aconteceu em Brasília, no último dia 23. Além das categorias Serviços e Serviços de Tecnologia da Informação também foram contempladas empresas que se destacaram em Serviços de Saúde, Serviços de Educação, Agronegócio, Indústria, Comércio e Turismo, bem como as melhores nos quesitos Inovação e Responsabilidade Social.

 

O objetivo do MPE Brasil é reconhecer o empenho de micro e pequenas empresas na gestão de qualidade, com resultados consistentes, como o aumento da produtividade e da competitividade. A avaliação considera a qualidade da gestão, a capacidade empreendedora e os resultados alcançados pelas organizações a partir da implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Os empreendimentos vencedores foram avaliados por 66 examinadores voluntários.

 

Criada em 1996, a Megasult investiu na gestão participativa. Conquistou o apoio de colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros para promover a constante melhoria dos seus processos. Depois de aderir ao (MEG), melhorou a imagem diante do público interno, clientes e da comunidade. A empresa presta serviços nas áreas de Contabilidade, Consultoria de Gestão, Consultoria Gerencial, Consultoria Tributária e Societária, Sistemas e Marcas e Patentes. 

 

Sérgio Capra, diretor da Megasult, comenta que vinha buscando conquistar o reconhecimento nacional há três anos. Em 2010, a empresa foi vencedora do MPE Brasil na etapa regional e na estadual. Essas conquistas impulsionaram a organização rumo à premiação máxima, que foi prevista no planejamento estratégico. "Receber o prêmio foi gratificante. A vitória foi o resultado de nossa persistência. Passamos por auditorias e na etapa estadual chegamos muito próximo a nota máxima da avaliação. Ao adotar o MEG, nos concentramos na padronização de processos, no tratamento das anomalias e no foco das necessidades do cliente. O que aprendemos com isso é que não importa o ramo ou tamanho da empresa, todas podem e devem ter excelência em gestão", afirma.

 

A Accion foi fundada no ano 2000 com foco no atendimento a clientes da indústria. Atualmente, está entre as empresas com maior índice de crescimento no setor. Depois de implantar o MEG, o empreendimento passou a investir maciçamente na capacitação dos colaboradores, com cursos acima de 200 horas ao ano. A empresa também faz pesquisas de opinião com os clientes para adequar os produtos às reais necessidades do mercado.

 

Para o diretor da prestadora de serviços, Edney Marcos Mossambani, "esse prêmio representa o reconhecimento de nosso esforço na busca diária da excelência em gestão".  Durante a premiação, Mossambani agradeceu os colaboradores, fornecedores e parceiros da empresa, e ressaltou que o País tem muito a crescer nesse segmento.

 

Qualidade

 

Segundo a consultora do Sebrae/PR e coordenadora estadual do Prêmio pela entidade, Adriana Schiavon Gonçalves, as empresas premiadas passam a ser referência nacional em critérios que variam desde a melhoria de processos até a preocupação com os resultados, o que, consequentemente, resulta no aumento da competitividade empresarial.

 

"O MPE Brasil é um prêmio que valoriza e prioriza a excelência na gestão, além se der um incentivo para que outros empresários também invistam em critérios de gestão, em um mercado cada dia mais competitivo", avalia Adriana Gonçalves.

 

O consultor do Sebrae/PR em Pato Branco, Sabino Oltramari, considera que a qualidade é um fator de sucesso para as empresas de todos os portes e que no caso das pequenas é também um fator de sobrevivência no mercado. Segundo ele, a Megasult é um exemplo de busca constante pela qualidade da gestão. "A empresa mereceu reconhecimento porque mostrou que a qualidade não está ligada somente a produto, mas também à gestão empresarial e ao grande desafio que é a gestão de pessoas. O papel do MPE Brasil é justamente provocar os empresários para que avaliem seus empreendimentos", entende.

 

Sabino Oltramari incentiva que as empresas da região sudoeste do Paraná preparem-se e inscrevam-se na próxima edição do Prêmio MPE Brasil. O consultor informa que a final da etapa regional deste ano será realizada no município de Realeza.

 

Gustavo Ishikawa, consultor do Sebrae/PR em Maringá, destaca que o MPE Brasil possibilita que as pequenas empresas façam, gratuitamente, um autodiagnóstico para identificar o nível da gestão empresarial e as oportunidades de melhoria. "Com esse mapeamento, o empresário consegue buscar soluções para avançar em qualidade", analisa. Na opinião do consultor, a premiação é um incentivo para o aprimoramento e a evolução das empresas. "Para uma organização obter um ganho de qualidade precisa trabalhar forte durante dois ou três anos e certamente foi esse o caminho percorrido pelas vencedoras do MPE. Antes de chegar à premiação, trabalharam forte para dissolver suas fraquezas", considera.

Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE/PR
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997