terça, 17 de abril de 2012
Região debate propostas para Rio+20
Com coordenação de Juan Artigas (chefe da regional da Sema, Secretaria Estadual do Meio Ambiente), lideranças regionais se reuniram ontem no centro de eventos de Francisco Beltrão para debater sobre propostas para o encontro Rio+20, que acontecerá em junho no Rio de Janeiro.
"Através da educação, vamos em busca de uma consciência coletiva para a preservação; aqui no nosso município temos muitas ações nesse sentido", comentou o vice-prefeito Antônio Carlos Bonetti (PP), que representou o poder executivo.
O Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O Estado do Paraná está adiantado nesse debate. O Comitê Paranaense para a Conferência foi instituído pelo decreto nº 3.508, de 14 de dezembro de 2011.
O Comitê tem como principais objetivos organizar, mobilizar e qualificar o Estado nos principais temas da Conferência Rio+20, com ênfase na Economia Verde e na Governança Institucional para o Desenvolvimento Sustentável, e estabelecer o diálogo com a Comissão Nacional para melhor definição da participação do Paraná na Conferência. No encontro de ontem foram levantadas propostas nesse sentido, que agora serão formalizadas por uma equipe para posterior encaminhamento ao comitê estadual. Quem deu subsídio para o debate foi a palestrante Rosana Gnipper.
Estado
"As realidades dos diversos segmentos da sociedade devem ser traduzidas em propostas arrojadas que demonstrem a liderança do Paraná no cenário nacional e internacional, visando o desenvolvimento sustentável, com base nos princípios de honestidade, ética, transparência e cumprindo com os preceitos da Agenda 21", diz texto do Comitê estadual.
O Comitê é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná.