terça, 15 de março de 2011
Leocir Sartor assume presidência da meso
O sistema de presidência é rotativo, dentro de um mandato de três anos. Um ano para cada um dos três estados do sul - a meso abrange o Sudoeste do PR, oeste de SC e o norte do RS.
Nas entrevistas para a imprensa, ele reiterou que continuará dando prioridade às proposições encaminhadas pela meso - no caso, prioritariamente projetos para a vitivinicultura e à formalização da bolsa de mercadorias (organização para compra e venda para pequenas e médias empresas).
Leocir substitui Sérgio Allebrandt. Nas avalições do mandato que se encerrou, balanço financeiro, análise sobre o que foi feito e as perspectivas e o debate sobre o plano de atividades até 2012.
Leocir se mostrou otimista quanto às realizações propostas.
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Uma das grandes conquistas para o Sudoeste e sul do Brasil, na área de educação superior, nasceu dos debates da mesorregião Mercosul, entre os anos de 2004 e 2005: a Universidade Federal Fronteira Sul, com campi em Realeza e Laranjeiras do Sul (PR), a reitoria em Chapecó (SC) e campi em Erehim e Cerro Largo (RS).
Em Realeza, os cursos são de licenciatura em Ciências (Biologia, Física e Química); Letras (Português/Espanhol); Nutrição e Veterinária.
Conforme dados oficiais da universidade, "a UFFS tem mais de 4 mil estudantes; a instituição oferece 33 cursos de graduação e começa implantar a pós-graduação. Dados do boletim da UFFS mostram evolução na procura de estudantes pelos cursos de graduação. Em 2010, o processo de seleção recebeu 11.210 inscrições para 2.160 vagas; em 2011, o número subiu para 14 mil inscritos para o mesmo número de vagas. Na seleção de alunos, a UFFS adota as notas do Enem, combinadas com o fator escola pública - dá uma pontuação a mais aos que cursaram o ensino médio, ou parte dele, na rede pública. Criada pela Lei nº 12.029, de 15 de setembro de 2009, a universidade abrange os cerca de 400 municípios da meso."
Mais: "A UFFS faz parte do grupo de quatro universidades federais criadas no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) para promover a integração regional e internacional. Com ela, surgiram a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, que oferece vagas para estudantes brasileiros e de países vizinhos; a Universidade da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção (CE), que recebe alunos brasileiros e africanos de língua portuguesa, e a Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém (PA), que tem a missão de integrar municípios da mesorregião do Alto Solimões (Amazônia)."
ENTENDA O QUE É UMA MESORREGIÃO
1. A ideia de mesorregiões - existem 12 no Brasil - nasceu no final dos anos 90, mas ganhou força na década passada. O que se propõe, basicamente, é que os projetos possam ser criados e se desenvolvam com a participação da sociedade, aglutinada em cima de características históricas e culturais que nem sempre obedecem a divisão política dos Estados.
2. No caso da Meso Mercosul, sua área de abrangência é de quase 400 municípios que estão no norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. A gênese dessa meso nasceu em 1997 dentro de um Plano de Desenvolvimento Sustentável da Área da Bacia do Rio Uruguai, apresentado então ao Ministério do Planejamento e Orçamento do governo FHC e, posteriormente, à extinta Secretaria Especial de Políticas do Sul e de Santa Catarina, e tendo como elemento estruturador a bacia hidrográfica.
3. Em geral, os projetos da meso Mercosul envolvem leite, suínos, piscicultura, vitivinicultura, cadeia produtiva de móveis, queijarias, embutidos e conservas etc. - além de cursos de capacitação e verbas para investimentos exclusivamente em infraestrutura.
4. São cinco as meso de destaque na organização e resultados: além da Mercosul, a Alto Solimões (região amazônica); Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais e Bahia); Chapada Araripe (interior de vários Estados do Nordeste); e Metade Sul (sul do Rio Grande do Sul).
Fonte: Jornal de Beltrão