quinta, 31 de maio de 2012
VarejoMAIS em Ação prepara empresas da Câmara da Mulher Empreendedora em Fco. Beltrão
Programa, resultado de parceria entre Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR, vai atender 22 empresas geridas por empreendedoras do município no sudoeste do Paraná
Empresárias integrantes da Câmara da Mulher Empreendedora de Francisco Beltrão, participam de uma nova turma do Programa VarejoMAIS em Ação, promovido pelo Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR, em parceria com Sindicato do Comércio Varejista de Francisco Beltrão (Sindicom). Durante quatro meses, 22 empresas vão receber novas informações em capacitações e consultorias que ajudarão a melhorar sua competitividade.
"A oferta de bens e serviços aumentou em quantidade e qualidade, a concorrência está mais acirrada, o consumidor tem acesso facilitado ao crédito e mais poder de compra. Com isso, este consumidor está mais informado e conectado, o que exige muito mais do empresário do varejo", analisa o consultor do Sebrae/PR, Sabino Oltramari.
O VarejoMAIS em Ação foi desenvolvido especialmente para micro e pequenas empresas do comércio varejista, que querem soluções práticas e resultados imediatos. Para isso, o Programa traz soluções para empresas do varejo, que vão desde a área operacional até a estratégica, aplicadas em workshops, orientações e consultorias para gestores e colaborares.
Aline Krupkoski, presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Francisco Beltrão, explica que as 22 empresas participantes são dirigidas por mulheres e o VarejoMais será importante para o desempenho das empresas e para reforçar a presença da própria entidade.
"A Câmara da Mulher Empreendedora tem como objetivo reunir e fortalecer as nossas empresárias. O programa do varejo vem para atender uma demanda do setor e será um alicerce para quem está começando ou mesmo para empresas já situadas. Acredito que podemos projetar empresas mais preparadas para atender clientes mais exigentes com produtos e serviços", destaca a presidente.
O cronograma inciado neste mês contempla workshops sobre autodiagnótico e plano de ação, promoções eficazes, evolução de diagnóstico, qualidade no atendimento e vendas. As 22 empresárias e equipes ainda receberão treinamentos e consultorias em gestão financeira e também em vitrinismo e ambiente de loja.
"A gente tem boas referências do Programa e, de fato, teremos módulos com temas que vão atender demandas dos lojistas. Como são conteúdos com ações práticas, teremos condições de aplicar as orientações de forma mais rápida nas empresas", projeta a empresária Michele Picini Gonçalves.
A gerente executiva do SENAC em Francisco Beltrão, Grasieli Wiesenhutter, observa que o VarejoMAIS vai auxiliar as empreendedoras a melhorarem a gestão e as vendas com ações no ambiente da loja e na preparação de equipes.
"O objetivo é fortalecer empresas e a entidade que representa o empreendedorismo das mulheres, cada vez mais presente na nossa economia."
O grupo iniciou o Programa na última semana, com a palestra "Tendências do Comércio Varejista", que trouxe informações sobre o bom momento econômico
do Brasil e levou os presentes a refletirem sobre como seus empreendimentos estão se adaptando à nova realidade. O evento destacou informações para aproveitar
as oportunidades do ambiente externo e interno do varejo, dentre elas: atuar como nicho de mercado, agregar serviços ao comércio, posicionar de forma diferenciada no mercado,
focar na solução e não mais no produto, apostar em design, valorizar o espaço comercial, investir na marca e oferecer conveniência aos clientes.