terça, 12 de junho de 2012
Programa auxilia agroindústrias no sudoeste do PR
Sebrae/PR, com a apoio de parceiros locais, disponibiliza proposta para agroindústrias interessadas em ampliar canais de comercialização
A melhoria na qualidade de produtos e processos e a ampliação da comercialização são os principais focos do Programa das Agroindústrias, realizado pelo Sebrae/PR no sudoeste do Paraná. Até 19 de junho, produtores rurais que desejam participar dos treinamentos e eventos do Programa devem procurar o Sebrae/PR, em Pato Branco, para ingressar na turma que inicia os trabalhos em 2012.
Na semana passada, produtores de agroindústrias de vários municípios e representantes do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agência Regional de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná, União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e secretarias municipais de Agricultura acompanharam a apresentação da segunda fase do Programa e discutiram temas relacionados ao desenvolvimento do setor.
A coordenadora estadual do setor de Agronegócio do Sebrae/PR, Andréia Claudino, detalha que o Programa vai trabalhar para a inserção das agroindústrias no mercado. Entre as iniciativas programadas estão encontros de negócios, ações de marketing com a criação de uma identidade visual para rótulos e embalagens, bem como a identificação de novos canais de comercialização.
"As agroindústrias que já passaram da fase da qualidade produtiva, que na questão legal fizeram todo o trabalho relacionado à gestão da qualidade e hoje têm as conformidades exigidas pelo mercado consumidor, vão receber apoio técnico para buscar novos mercados", explica. Na região, dez agroindustrias passaram pela primeira fase do Programa e podem aderir à próxima etapa. Na maioria predomina a produção de derivados de leite, embutidos e panificados.
A segunda fase do Programa também pode receber agroindústrias que não participaram da etapa inicial, mas que atendem os requisitos de boas práticas de produção. "A proposta do Sebrae/PR envolve a manutenção da qualidade produtiva por meio de consultorias específicas e a participação em rodadas e feiras para buscar inserção de novos mercados. Quem não participou da primeira fase é bem-vindo. A intenção é ampliar cada vez mais o número de agroindústrias da região sudoeste nesse contexto", comenta Andréia Claudino.
A realização do encontro de negócios, além de fazer com que as agroindústrias invistam em melhorias, vai também favorecer o acesso a novos mercados. A intenção do Sebrae/PR é realizar no segundo semestre de 2012 um encontro de negócios na região e a 1ª Rodada de Negócios do Agro Paraná, a Agrorrodada, de abrangência estadual e com a proposta de facilitar o intercâmbio comercial e tecnológico entre empresas, estimular novas parcerias, desenvolver um fórum de debate sobre agregação de valor e proporcionar o aumento de competitividade.
A proposta é vista com otimismo por empresas que participaram do Programa. Cleci Chaves Rodrigues, gerente de produção de laticínio no município de São João, comenta sobre a Agrorodada. "O sistema de encontro de negócios é importante para aproximar novos clientes e abrir mercado. De forma organizada e estratégica, as agroindústrias podem participar com mais chances de ampliar canais de comercialização", destaca Cleci.
Para Gilberto Spader, que tem uma agroindústria de mel, em Pato Branco, a proposta da segunda parte do Programa vem para atender uma demanda que é geral no setor. "Na primeira fase, cuidamos da qualidade e normas de produção. Agora vem certinho para continuarmos a crescer e buscar novos mercados", completa.
O consultor do Sebrae/PR em Pato Branco, Nézio José da Silva, analisa a união das entidades na região como outro fator de sucesso do Programa das Agroindústrias. "A região tem uma vocação natural para a produção de alimentos nas agroindústrias, mas podemos ser mais competitivos, ter mais produtos do Sudoeste nos mercados locais e regionais. Por isso, a união das entidades é fundamental para fortalecer esse segmento importante nas economias dos municípios da região."
Os interessados em participar do Programa das Agroindústrias devem procurar o escritório regional do Sebrae/PR, em Pato Branco, na Avenida Tupy 333, bairro Bortot. Ou ligar no 0800 570 0800, na Central de Relacionamento do Sebrae/PR.