quarta, 20 de junho de 2012
Seminários sobre crédito ‘percorrem’ o PR no segundo semestre de 2012
A partir de julho, Sebrae/PR e Fiep realizam 41 encontros, em todo o Estado, para empresários de micro e pequenas empresas buscarem informações sobre linhas de financiamento e já avaliarem a contratação de produtos e serviços diretamente com instituições financeiras
Pelo terceiro ano consecutivo, o Sebrae/PR e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com instituições financeiras e associações empresariais, realizam Seminários Regionais de Crédito. De julho a novembro, 41 eventos chegam a 38 cidades paranaenses, o que corresponde a um salto, em comparação as edições anteriores. Em 2010, a iniciativa chegou a 14 municípios. Em 2011, a 21 cidades.
O ciclo de seminários ‘percorre as cinco regiões do Estado, com o diferencial de, em único local, reunir representantes de instituições financeiras que vão apresentar produtos e serviços financeiros destinados às micro e pequenas empresas. Nos eventos, ainda são realizadas rodadas de negócios sobre crédito, ou seja, encontros no qual os empreendedores e empresários agendam um atendimento individualizado com as instituições financeiras participantes.
Nos seminários regionais, empresários de micro e pequenas empresas têm a oportunidade de buscar informações sobre as linhas de financiamento que mais estão adequadas às suas demandas, além de, efetivamente, já avaliarem a contratação de produtos e serviços diretamente com as instituições financeiras presentes no evento, o que aumentam as chances de negociação.
Em 2012, com a ampliação da oferta de crédito, impulsionada pelas medidas do Governo Federal em reduzir os juros, e seguida pelos bancos privados, os empresários poderão buscar, em um único evento, informações em diversas instituições financeiras. Os recursos podem ser captados, por exemplo, para investimentos em máquinas e equipamentos ou para capital de giro.
Há, ainda, financiamentos disponíveis em programas de fomento, como o Microcrédito Produtivo Orientado - Programa Crescer, operacionalizado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, e as linhas disponíveis no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Flavio Locatelli Junior, sinaliza que o aumento do número de cidades, que vão receber os seminários regionais de crédito, demonstra a importância de levar conhecimento diretamente aos empresários.
"São informações que, muitas vezes, os empresários não têm no dia a dia, sobre produtos, serviços e taxas de juros. Nesses encontros, eles têm acesso a informações, como a possibilidade de usar o cartão do BNDES, uma solução de ponta para as micro e pequenas empresas", avalia Locatelli.
Para o coordenador do setor de Fomento da Fiep, Eduardo Kossovski, a realização dos seminários regionais é uma oportunidade para os empresários enxergarem novas opções de captação de recursos e alternativas de financiamentos mais atrativas, já que os encontros vão promover uma competição saudável entre as instituições financeiras.
"O tema crédito é extremamente importante, porque tanto o cenário nacional quanto o internacional demandam que as empresas tenham fôlego financeiro e saibam utilizar seus recursos. Há, ainda, a importância relevante das parcerias, porque unem as forças do Sebrae/PR, da Fiep e do BNDES em uma ação. Ninguém faz nada sozinho e isso corresponde ao aumento do número de encontros e o sucesso dos seminários, nos dois anos anteriores", reforça Kossovski.
De acordo com um levantamento realizado com os participantes dos seminários regionais, em 2010 e 2011, 57% dos empresários afirmaram que saíram das rodadas de crédito com mais informações e 41% declararam que, além de mais informados, estavam mais preparados para buscar recursos financeiros.
Cidades
Em julho, os encontros serão realizados em Araucária, Curitiba, Paranaguá, São José dos Pinhais, Santa Fé, Paranavaí, Nova Esperança, Astorga, Umuarama, Nova Londrina, Maringá, Ubiratã, Goioerê e Campo Mourão.
Em agosto, os seminários regionais acontecem em Ivaiporã, Pitanga, Ortigueira, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Santa Helena.
Já em setembro, os eventos serão realizados em Cascavel, Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu, Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho, Apucarana, Arapongas e Rolândia.
Os seminários regionais de crédito acontecem, em outubro, nas cidades de Colombo, Ponta Grossa, Prudentópolis, Dois Vizinhos, Realeza, Capanema, além de mais uma edição em Curitiba.
Fechando a programação, em novembro, os encontros acontecem em Cambé, Londrina e Assaí.
Parceiros
Nos Seminários Regionais de Crédito, além de representantes do BNDES, estarão presentes técnicos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); do Banco do Brasil; da Caixa Econômica Federal; do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob); do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi); do Fomento Paraná e do Bradesco, além de representantes das Sociedades de Garantia de Crédito (SGC), que operam nas regiões sudoeste, noroeste e oeste, modelo consolidado para a concessão de recursos financeiros para as micro e pequenas empresas.