sexta, 29 de junho de 2012

Moda produzida no sudoeste é destaque no Paraná Business Collection

Marcas de Capanema, Dois Vizinhos e Ampére estão entre as melhores do Paraná, no maior evento de moda do Sul do País

 

Três marcas do sudoeste do Paraná estão entre as grifes que desfilaram na ‘vitrine da moda paranaense,  o Paraná Business Collection, promovido nesta semana, em Curitiba, pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil do Paraná, e o Sebrae/PR. 

 

Na sua sexta edição, o evento,  realizado de 26 a 30 de junho, é considerado o maior da moda do sul do País e trouxe coleções de verão 2012/2013 de 11 estilistas paranaenses e produções de novos designers. As marcas da região sudoeste que representaram a moda paranaense no Cietep, em Curitiba, foram a All Purpose, de Capanema; Docthos, de Ampére; e Cyntia Fontanella, de Dois Vizinhos.

 

Cyntia Fontanella apresentou uma coleção inspirada em mulheres que transcrevem a vida em "versos da própria autoria", desmistificando a ideia de que ser forte é o mesmo que deixar de ser feminina. "A essência desta mulher está  refletida nos contrastes da coleção que une sensualidade a elementos românticos em modelagem de cortes precisos e estruturados", destaca Cyntia. A inspiração veio do retrato feminino da mulher moderna, de caráter forte e original, traduzido por Jose de Alencar em obras como Diva, Senhora e Lucíola.

 

"Versos Urbanos é a coleção que define a mulher com força e feminilidade que transcreve a vida em versos próprios", completa Cyntia, que participou recentemente do Rio-à-Porter, evento de moda no Rio de Janeiro, e do São Paulo Fashion Week (SPFW), em São Paulo. A marca tem 18 meses de mercado, conta com uma coleção com 1.500 peças e gera 43 empregos entre atividades internas e externas.

 

De Ampére, a marca Docthos levou moda masculina à passarela do PBC 2012.  "A coleção é o resultado da união de informações entre comercial e estilo,  resumindo-se em atender as necessidades do mercado", explica Adriano Carvalho, estilista da marca que apresenta três linhas: urbana, casual e clássica para atender o homem moderno em várias ocasiões. A  coleção Docthos  mistura cores sóbrias no casual e vibrantes no urbano, com tecidos de fios nobres e acabamentos diferenciados nos clássicos.

 

A marca tem 15 anos e produz em média 400 mil peças por ano, comercializadas nas principiais lojas de multimarcas do Brasil. Comprometida com a qualidade de seus produtos, desenvolve coleções utilizando os melhores tecidos, aviamentos e tecnologias sustentáveis, a Docthos é uma das marcas da Krindges Industrial , que emprega 1.000 pessoas.

 

Desde a sua criação, há 12 anos, a All Purpose contempla a ideia de apresentar roupas que unam espontaneidade, humor, expressão de liberdade, solidariedade, irreverência e ousadia, conjunto normalmente refletido no trabalho diferenciado da marca. Nesta semana, no PBC, a All Purpose mostrou uma coleção com um quê de militarismo muito forte, alfaiataria revisitada, e um elaborado trabalho de estamparia manual, pintura, pinceladas e aguadas de nanquim, inspirados nas obras de Bansky, que era o pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês. 

 

"O artista influencia a coleção de verão 2013 no ato de buscar maneiras para se diferenciar dos demais, utilizando adornos que enriquecem a roupa com criatividade e individualidade, criando um novo conceito de moda, para jovens antenados e globalizados", explica Scharlles Ghinzoni, diretor de criação. A All Purpose é uma marca da Rocamp, empresa situada em Capanema que emprega 300 funcionários e produz cerca de 100 mil peças ao mês.

 

Setor fortalecido

 

O diretor de Gestão e Produção do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, diz que o PBC foi idealizado para mostrar a criatividade e a qualidade da produção têxtil, aproximando a moda paranaense dos canais de comercialização em todo Brasil e abrindo novas perspectivas de negócios. "É um evento que posiciona o Paraná como estado que produz moda e trabalha com o negócio da moda. Com o PBC, ficou ainda mais clara, para o Sebrae/PR, a necessidade de preparar as empresas paranaenses para questões como mercado, capacitação, planejamento e gestão, dentre outras. O evento deu tanta visibilidade ao setor do vestuário que os consumidores passaram a enxergar não apenas a produção das micro e pequenas empresas, mas os empreendimentos em si, que, com o auxílio do Sebrae/PR, Sistema Fiep e Conselho Setorial da Indústria do Vestuário, fortaleceram-se."

 

"O PBC é a resposta da Fiep para que a indústria do vestuário do Paraná mostre o que tem de melhor", assinala Edson Campagnolo, presidente da Fiep. Campagnolo destaca a parceria forte entre a Fiep, o Sebrae e os sindicatos industriais do setor que tem sido fundamental para a consolidação do evento. "Todos temos o desafio de trabalhar pelo fortalecimento da indústria brasileira de confecção. Uma indústria que insiste em não se render e persiste, apesar da concorrência desleal que enfrenta com os produtos importados", afirma.

 

Para Maria Auria Mullmann, consultora do Sebrae/PR em Pato Branco,  é perceptível o crescimento das  empresas e suas marcas no setor de confecção na região. "A prova concreta foi no Paraná Business Collection, onde tivemos moda produzida no Sudeste entre as representantes da moda paranaense. É um desafio para nossas empresas que ganham espaço graças ao desenvolvimento de moda com propostas inovadoras, atentas a tendências e demandas de mercado", justifica a consultora.  

 

Em 2012, uma nova estratégia amplia o potencial do PBC, com a realização de duas edições no ano, uma para apresentar as coleções de Verão e outra de Inverno, explica a coordenadora estadual do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser. Como é um momento de mudança de estratégia e ampliação do evento  a  agenda de 2012 inclui a realização do Showroom de Negócios apenas em novembro. 

O evento, que já está entre os principais do calendário brasileiro, consolidou o Paraná como um estado que faz moda e um importante polo da indústria do vestuário do País. "A moda paranaense já é reconhecida por seus ícones. O evento é uma ótima oportunidade para que a indústria da moda paranaense possa apresentar o que faz de melhor: produtos com design, criatividade, qualidade e coleções diferenciadas", reforça a coordenadora.

 

Raio-x

 

No Paraná são mais de seis mil indústrias (Têxtil, Vestuário e Couro), a maioria de micro e pequeno porte, que geram, aproximadamente, 93 mil postos de trabalho. O setor é o segundo maior empregador industrial do Estado, respondendo por 14,2% dos empregos do segmento. Esse montante representa 7,5% da massa de trabalhadores atuantes no setor no Brasil.

 

Uma das características da indústria do vestuário do Paraná é a organização em Arranjo Produtivo Local (APL). São seis em todo Paraná, localizados em Londrina, Apucarana, Cianorte e Maringá, Terra Roxa, Francisco Beltrão e Imbituva. Alguns deles são especializados: Apucarana (bonés), Terra Roxa (moda bebê), Francisco Beltrão (moda masculina) e Imbituva (malharia). 

Fonte: Assessoria de Imprensa - SEBRAE/PR
 

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