quinta, 11 de novembro de 2010

Sudoeste: Cooperação entre Itália e região entra em nova fase

  No dia 2 de novembro foi realizado, em Curitiba, uma reunião entre o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Célio Boneti, e Daniele Stival, italiano, assessor da Junta Regional da Região do Vêneto, na Itália. O objetivo foi apresentar o novo projeto de cooperação, entre os dois países, na estruturação de um consórcio de agroindústrias de pequeno porte para a produção de queijos no Sudoeste do Paraná. Representando a Favep (Federação das Associações Vênetas do Estado do Paraná) - principal parceira para a execução deste projeto - participaram também Francisco Schiocchet, presidente da entidade, e Pedro Mezzomo, representante da entidade no Sudoeste do Paraná.
Este será o segundo projeto direcionado às queijarias da região que, em 2008, participaram do curso para aprimoramento de seus produtos, aos moldes da qualidade do queijo produzido na Itália. Os produtores, naquela ocasião, receberam assessoria técnica de queijeiros italianos e ainda participaram de um estágio naquele país.
Na reunião foi possível saber o real interesse das autoridades italianas em apoiar a região para a estruturação do referido consórcio. Para tanto, ficou acordado que, além do projeto em vias de execução, outros ainda poderiam ser idealizados - sempre na perspectiva de aporte de desenvolvimento para a região.
Segundo Célio Boneti, o que já se conhece sobre a proposta do consórcio é que ele seria formado por um grupo de queijarias da região, que buscariam o formato de constituição com base no modelo italiano de consórcios, visando a produção de queijos diferenciados, com condição de competir no mercado local, regional e nacional, podendo apresentar-se, inclusive, no mercado internacional. Os queijos selecionados seriam fabricados nas unidades individuais associadas até certa etapa e, em um segundo momento, levados a uma unidade central, onde passariam pelo processo de maturação, tratos finais, embalamento, certificação e comercialização.

2º Encontro
No contexto da execução do projeto, foi promovido pela Agência, no dia 5 de novembro, o 2º Encontro de Queijarias de Pequeno Porte do Sudoeste do Paraná. O evento foi coordenado pelo diretor Célio Boneti, que explicou o projeto aos proprietários das agroindústrias queijeiras presentes, que prevê, para este final de mês, a realização de curso sobre técnicas de fabricação de queijos, bem como o debate sobre o modelo italiano de consórcio. Para estas atividades estarão no Sudoeste dois técnicos da Província de Belluno (região do Vêneto), especialistas na produção do produto.
Ao final do encontro foi solicitado que os presentes se manifestassem sobre o interesse em participar da formação de consórcio e sobre a participação no curso sobre as atuais práticas na produção de queijos nos moldes daqueles produzidos na região de Vêneto.  Após o depoimento de alguns queijeiros sobre o curso realizado em 2008 - primeiro projeto -, a aceitação foi unânime.
Além dos queijeiros, estiveram presentes neste encontro Pedro Mezzomo, assim como representantes de entidades apoiadoras, como Emater, Unicafes, UTFPR e prefeituras da região. Além de Daniele Stival e Célio Boneti, participaram do encontro, em Curitiba, os seguintes representantes das entidades parceiras do projeto e seus assessores: Teresinha Mezzomo (representante do Circolo Veneto Italo-brasiliano di Coronel Vivida); Emílio Dalle Mulle (italiano, conselheiro da Associação Bellunesi nel Mondo - instituição que promove o projeto junto à Província de Belluno - parceiro no projeto, com recursos humanos e financeiros); Leocir Sartor (Conselheiro da Agência, representando Antônio Pedron, presidente da instituição);  Alberto Piz (italiano, secretário do Assessor Regional da Região do Vêneto) e Patrícia Rabello (assessora de comunicação da Agência de Desenvolvimento).

Depoimentos
Empresários dos laticínios da região, que participaram do 2º Encontro de Queijarias de Pequeno Porte deram depoimentos. Claudinei Bodenese,  proprietário do Laticínio Bodenese, de Coronel Vivida: "No primeiro curso, aprendemos muito sobre o modo de produção. Conhecermos o tempo correto de cada processo e a utilização correta da matéria-prima nos trouxe, inclusive, economia para nosso negócio. Houve melhora da qualidade e da produtividade em nosso laticínio".
Tafael da Costa,  tecnólogo em laticínios e proprietário do Laticínio Lambedor (Verê): "Os italianos têm um alto grau de especialização sobre o assunto. Após o curso, modificamos o fermento que utilizávamos anteriormente. Isso alterou, significativamente, as características de sabor e odor do queijo que produzimos".
Edinei Dapont, proprietário da Latteria DItalia (Queijos Venetto), de Marmeleiro: "O curso nos trouxe o conhecimento sobre a importância do controle do tempo, da temperatura e, principalmente, da rastreabilidade da matéria-prima para a excelência na produção do nosso queijo".

 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997