Histórico

Institucional - 01 - Histórico

Em 1996, devido à depressão econômica e social que vinha sofrendo o sudoeste do Paraná, 42 prefeitos eleitos resolveram buscar, na região de Emilia-Romana (Itália), informações que poderiam proporcionar um caminho alternativo para a economia local, pois em ambas as regiões o processo produtivo se dava por pequenas cooperativas familiares.

Após a visita, com a representação da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), implementou-se, o Programa Pacto Nova Itália, que propôs mudanças no modelo produtivo agrícola, já ultrapassado. O objetivo do programa visava agregar valor aos produtos, pela transformação da matéria-prima produzida na região.

O Pacto Nova Itália, porém, por diversas razões, incluindo-se a ausência de um ente social adequado para a sua gestão, acabou por desarticular-se. Em agosto de 2000, para atingirem-se os propósitos idealizados, institui-se em Assembléia Geral, por iniciativa da Amsop, a Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná (AGÊNCIA) – instituição inspirada em modelo organizacional italiano de coordenação dos processos de promoção do desenvolvimento regional.  

Associaram-se à AGÊNCIA, inicialmente, as principais prefeituras da região, ainda que estatutariamente fosse permitida a associação de pessoas jurídicas – públicas ou privadas – por ser a AGÊNCIA constituída como uma sociedade civil, sem fins lucrativos e de direito privado. Em função de se dar maior agilidade aos projetos a serem desenvolvidos, optou-se pela adoção de um Conselho de Administração e uma Diretoria Executiva, composta por um diretor, pessoal administrativo e área técnica.

Por delegação da Amsop e em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI) e o Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul – Mesomercosul – foi atribuído à AGÊNCIA, também, o papel de principal parceira para a operacionalização das ações do Programa de Mesorregiões Diferenciadas, deste Ministério, para a região Sudoeste do Paraná. O Fórum, ente de governança da Mesomercosul, é composto por mais de 80 entidades singulares, cuja área de abrangência é o sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e Norte/Noroeste do Rio Grande do Sul.

Qualificada como uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) pelo Ministério da Justiça, atualmente a AGÊNCIA faz parte de uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Rede de Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). A Fiep, em parceria com o Sesi, busca aproximar e sintonizar as agências do estado em torno de objetivos comuns, cujos referenciais são a promoção de desenvolvimento regional sustentável e integrado, com metas mobilizadoras para a região pela integração de forças políticas, sociais e empresariais.

Hoje, com sede em um local próprio, a AGÊNCIA sinaliza à sociedade ser um espaço político-social, cujo principal objetivo é o desenvolvimento e a integração do Sudoeste do Paraná. Após anos de experimentação organizacional e agenciamento de diversos projetos, a instituição já tem sua imagem consolidada junto aos parceiros por seu know-how acumulado sobre os processos regionais.

A Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná é uma espécie de porto sobre o qual podem-se ancorar inúmeras iniciativas externas – bons negócios para a região.


Galeria de Presidentes:

  • 2000 a 2001 - JOAREZ LIMA HENRICHS
  • 2001 a 2006 - AFONSO CLÁUDIO LEVINSKI
  • 2006 a 2009 - CLÁUDIO PETRYCOSKI
  • 2009 a 2010 - ANTÔNIO PEDRON
  • 2010 a 2012 - ARYZONE MENDES DE ARAÚJO
  • 2012 a 2019 - LUIS CARLOS PERETTI
  • 2019 a 2022 - GILMAR RIBEIRO DE MELLO
  • 2022 a 2025 - ROGÉRIO BORGES SIDRAL

PARCEIROS E APOIADORES

Nenhum Parceiro Encontrado
AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997