terça, 15 de março de 2011

Leocir Sartor assume a presidência do Forum da Mesorregião Mercosul

O presidente da Cooperativa Agrícola Mista Duovizinhense Ltda, Laocir Sartor, é o novo presidente do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. O auditório da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste, em Francisco Beltrão, recebeu ontem à tarde representantes do Fórum, que abrange 396 municípios das regiões Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná para a realização de sua Assembleia Geral Ordinária. Além da eleição do novo presidente, outros assuntos debatidos na assembléia foram a apreciação do relatório de atividades, balanço financeiro e patrimonial de 2010; informe da gerente da Meso-Mercosul junto ao Ministério da Integração Nacional; avaliação e perspectivas da Meso-Mercosul e do seu Fórum; discussão e deliberação sobre o plano de atividades 2011/2012; e, discutir encaminhamentos quanto ao funcionamento do Fórum.

Melhor articulação

O atual presidente, professor Sérgio Luís Allenbrandt, do município gaúcho de Ijuí,afirma que desde o início uma das grandes preocupações do Fórum foi articular todos os municípios que participam da meso, no sentido de alavancar projetos para o desenvolvimento de todas as regiões de abrangência. "Temos o objetivo de desenvolver políticas públicas voltadas a corrigir alguns desequilíbrios macrorregionais existentes no nosso país", fala.  Ele avalia ainda que sua gestão à frente do Forum foi um pouco difícil, principalmente porque se deu em um ano eleitoral. "Obviamente isso criou algumas dificuldades maiores, principalmente naquele período eleitoral, em que muitas vezes as atividades dos ministérios passaram a ter um ritmo diferente. Nós tomamos uma decisão no início da nossa gestão de que deveríamos ter a preocupação de olharmos um pouco para dentro da mesorregião no sentido de organizar e articular melhor os participantes e as entidades. Esse processo está em andamento e estamos caminhando nesse sentido", conta.

Andamento aos projetos

O novo presidente da meso, Leocir Sartor, afirma que deve dar continuidade aos projetos do presidente anterior e que tem uma grande expectativa com relação a algumas mudanças que ocorreram no Ministério da Integração Nacional. "Meu maior objetivo é trabalhar em parceria com todas as entidades e ouvir suas sugestões. Em cima disso vamos elaborar nossos projetos que viabilizem os 396 municípios nos três estados do Sul do Brasil", diz. Segundo ele a vitivinivultura e as atividades que envolvem o leite devem ganhar ainda mais apoio dentro da mesorregião. "No ano passado tivemos a conclusão do projeto da vitivinicultura. Já contratamos um novo projeto em que serão contemplados sete municípios da fronteira na atividade do leite. Diante disso vamos dando atenção a todas as agroindústrias que podem se viabilizar de acordo com projetos direcionados às ações ou cooperativas de agricultores, principalmente da agricultura familiar", conta.

Desenvolvimento regional

De acordo com Ivo Polo, novo gerente da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) regional de Pato Branco, tudo o que vem para beneficiar a região Sudoeste deve receber total apoio do Fórum da Mesorregião. "Acho que esse é o caminho para buscarmos tecnologia para a nossa microrregião porque aqui a grande maioria é pequeno produtor e temos que ter as parcerias com esses agricultores", diz.

Quanto às agroindústrias, Ivo afirma que concorda com o que disse na semana passada à reportagem do Diário o ex-secretário de Agricultura do Paraná, Valter Bianchini, quando afirmou que o maior desenvolvimento se dá quando os pequenos agricultores trabalham no sistema de cooperativismo. "Hoje em tudo o que se trabalha isoladamente, não se consegue chegar ao objetivo e acredito que todo produtor hoje deve estar numa associação ou cooperativa, para que possa ter a busca do mercado lá na frente, com sanidade e qualidade para colocar no mercado", completa Ivo.

Morgana Oliveira, representante do Ministério da Integração, diz que a função do Fórum é dar suporte e apoio às decisões que o ministério toma para a região sobre a aplicação de recursos. "O Fórum é o nosso braço operacional, em que acontecem as discussões sobre como será feita a aplicação desses recursos e qual população vai ser beneficiada. O Fórum vai nos dar esse apoio. A política não está sendo mais uma decisão de cima para baixo, mas sim uma decisão da região", finaliza.

 

Fonte: Diário do Sudoeste 

 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997