quinta, 30 de junho de 2011

Produtores de Vinho Participam de Curso de Enologia

             Aconteceu do dia 16 à 18 de junho, na sede da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, o curso de Enologia In vino Veritas, promovido pela Câmara Ítalo-Brasileira em parceria com a Agência, Emater, Amsop e a região Emília - Romagna.

             O curso contou com 44 participantes, dentre estes, produtores de vinhos, dirigentes de entidades, técnicos e agrônomos da região. Os temas abordados foram história e difusão da viticultura no mundo, morfologia, fenologia e ecologia da videira, maturação e colheita, vinificação do vinho tinto, vinho branco e vinhos especiais, entre outros, sendo ministrado pelo Dr. Giovanni Nigro, agrônomo e diretor da cadeia de vitivinicultura Centro Ricerche Produzioni Vegetali de Cesena na Itália.

            A programação seguiu durante o dia 16 e 17 com a parte teórica e no dia 18 ocorreram visitas em casas vinícolas da região. Segundo Roberto Colliva, diretor-presidente da Câmara Ítalo-Brasileira, o público teve uma boa participação e um grande interesse nos assuntos, proporcionando maior aproveitamento do curso.

            Célio Boneti, diretor da Agência, diz que essa parceria com a câmara Ítalo-Basileira existe desde 2006, onde são feitas articulações com regiões da Itália e a partir disto são levantadas possibilidades de realizar cursos na região.

            A troca de conhecimento que este tipo de atividade viabiliza é essencial para que os produtores regionais, baseados em outras experiências, possam melhorar suas tecnologias, além de conseguir sanar futuros problemas.

Fonte: Agência de Desenvolvimento do Sudoeste
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997