quinta, 04 de agosto de 2011
Programa de mesorregiões prioriza cinco setores produtivos
A Secretaria de Desenvolvimento Regional - SDR, do Ministério da Integração Nacional- MI, priorizou cinco setores produtivos para constar no seu plano de ação e que também serão contemplados no Plano Plurianual - PPA (2012/2015) do Governo Federal. Os cinco setores são: apicultura, fruticultura, indústria criativa (artesanato/cultura/turismo), ovino/caprinocultura e piscicultura. Segundo comentário do novo gerente da Mesomercosul, Cleber Mello Filho, a seleção dos cinco setores ou arranjos produtivos foi realizada com base em dados de pesquisa em que estes arranjos se mostraram como a melhor resposta na questão de emprego e renda em número e tempo", E também por estarem associados ao esforço da implementação do Plano Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema, do Governo Federal, recentemente lançado pela presidente Dilma.
Fruticultura é o foco da Mesorregião Fronteira Mercosul
Por recomendação da SDR, cada mesorregião deveria focar um e no máximo dois arranjos produtivos dos cinco citados. Deste modo, observando os dados desta mesorregião, os mesmos apontaram que a cadeia produtiva da fruticultura é a de maior densidade em todo o território mesorregional.
Para conferir os dados o novo gerente, acompanhando por membros da diretoria do Fórum, fez um roteiro de reuniões nas três porções estaduais, nos dias 26, 28 e 29.
As reuniões realizadas contaram com a presença de associações e cooperativas de fruticultura, dos órgãos da assistência técnica, associação de municípios, agências regionais, Coredes (RS), que confirmaram que a fruticultura deve sim ser um setor a ser apoiado nesta mesorregião como um esforço de diversificação das atividades produtivas nas pequenas propriedades rurais.