terça, 16 de agosto de 2011
Entidades do Sudoeste se reuniram na última quinta para AGO de constituição do IDTEP
Organizações públicas, privadas e da sociedade civil do Sudoeste do Paraná, visando fortalecer ainda mais as iniciativas para a desenvolvimento tecnológico, articulam a algum tempo a implantação do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Pesquisa (IDTEP) para a região.
Após diversas reuniões, aconteceu na tarde da última quinta-feira (11), no Sebrae de Pato Branco, a Assembleia Geral de constituição, que teve início as 15h, e prosseguirá com as discussões no próximo dia dois (2) de setembro. Estiveram presentes membros de diversas instituições, em destaque as entidades fundadoras, como AMSOP, AGÊNCIA, SEBRAE, UTFPR (campus de Francisco Beltrão, Pato Branco e Dois Vizinhos), FADEP, SUDOTEC, Fórum de Desenvolvimento de Pato Branco, NTI, CACISPAR, FIEP, SINDIMETAL, PBTEC e CELEPAR.
O IDTEP terá como finalidade realizar pesquisa científica, desenvolver, introduzir e aperfeiçoar inovações tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento econômico e social da região.
Na região já existe institutos de ciência e tecnologia, mas somente públicos, os quais além de serem importantes, vêm cumprindo papel para desenvolvimento tecnológico da região, porém, na opinião do diretor da Agência de desenvolvimento Regional, Célio Boneti, "para ampliar o leque de oportunidades e captação de recursos voltados para projetos e programas de desenvolvimento regional havia necessidade da existência de um órgão da ciência e tecnologia de caráter público e privado, partindo disso foi que um grupo de organizações privadas governamentais e de sociedade civil resolveram implantar esse instituto".
Na assembleia foi realizado relato sintético das atividades feitas para pró-fundação do IDTEP, apresentação, discussão e aprovação do Estatuto Social e ainda eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal, assuntos que terão continuidade no próximo encontro dessas organizações.