PROJETO SUCATEC

quinta, 14 de fevereiro de 2013

Projeto Sucatec expõe obras nas agências do Sicoob

Iniciativa da Sudotec busca reaproveitar a sucata eletrônica em trabalhos artísticos.

Mais de 30 peças desenvolvidas com sucata eletrônica foram expostas nas agências do Sicoob Vale do Iguaçu, de Dois Vizinhos, ao longo desta semana. Telas, vasos de plantas, luminárias e objetos decorativos chamaram a atenção das pessoas que passaram pelo local. O material é uma amostra do trabalho desenvolvido através do Projeto Sucatec, idealizado pela Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná (Sudotec).

O projeto teve início no ano passado, surgiu da necessidade de se buscar alternativas para uma destinação adequada do lixo eletrônico, que é formado por equipamentos como celulares, computadores e eletrodomésticos que acabam em desuso.

Desde o início das atividades, o Instituto Sicoob PR é parceiro do projeto. Com sede em Maringá, o instituto é representado em Dois Vizinhos pelo colaborador João Paulo Baptista dos Santos. Ele revela que ficou impressionado com a iniciativa e tudo o que pode ser desenvolvido a partir do lixo eletrônico. “Firmamos uma parceria muito forte entre o Instituto Sicoob e a Sudotec. Gostamos das obras e decidimos abrir este espaço, onde um grande volume de pessoas circula diariamente, para que pudessem ver e conhecer mais sobre a ação.”

Objetivo é torná-lo auto-sustentável

Na terça e quarta-feira, a exposição esteve na unidade Norte de Dois Vizinhos, enquanto na quinta e sexta o material foi disposto na unidade Sul. A exposição foi a primeira com a intenção de comercialização dos produtos. Todas as peças em exposição possuíam etiquetas com o valor.

De acordo com a gerente da Incubadora Tecnológica Sudotec, Daniela Tremea, a intenção é tornar o Sucatec um projeto auto-sustentável. “Temos gastos com este projeto. Tem todo o processo de coleta e separação deste lixo eletrônico, que é realizado por uma empresa especializada, e nosso objetivo é vender estes materiais e reverter os valores para a aquisição de novos insumos e matéria-prima.

Várias parcerias

Além do Instituto Sicoob, várias outras entidades e empresas apóiam o projeto, como o caso do Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial (Nurse), integrado à Associação Comercial e Empresarial (Acedv); empresa Pema Limpeza e Conservação, Prefeitura Municipal e empresas Ciss, Precisa e SS Sistemas.

A Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) e da entidade socioeducativa Casa da Paz também são parcerias do projeto, auxiliando no desenvolvimento dos materiais e participando de oficinas com a intenção de replicar os conhecimentos e ações do Sucatec. “As pessoas estão percebendo que é possível utilizar o lixo eletrônico para se fazer algo de bom gosto, bonito e rico em detalhes. Além disso, nossa região é tecnológica, está inserida no APL de Tecnologia, e precisamos ter um apreço maior por tudo isso”, destaca Daniela.

Ainda conforme Daniela, a Sudotec buscará ainda desenvolver um sistema de vendas on-line, através de páginas na internet e até leilões virtuais.
Fonte: Jornal de Beltrão
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997