TECNOLOGIA

sexta, 15 de fevereiro de 2013

Projeto capacitará jovens para empresas de tecnologia em Pato Branco

Idealizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), em Pato Branco, iniciativa será oportunidade para jovens e atenderá demanda do setor

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) - Regional Pato Branco promoveu na noite desta quarta-feira, dia 13, durante sua reunião mensal, a apresentação do projeto Desenvolvendo Talentos. O encontro, ocorrido no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB), contou com empresários associados, representantes do Sebrae/PR, Prefeitura de Pato Branco e ACEPB.

Os empresários Carlos Manfroi (presidente do NTI) e Alessandro Graczyk Moraes
(coordenador do projeto) apresentaram a proposta e, de imediato, várias empresas associadas ao NTI Pato Branco manifestaram interesse em integrar o projeto, que terá oito meses de duração, será gratuito e voltado para a formação de jovens para o setor de TI.

O projeto Desenvolvendo Talentos busca jovens com 16 anos ou mais, cursando o Ensino Médio e que tenham facilidade em resolução de problemas, lógica e matemática. O projeto terá início com a visita de integrantes do NTI às escolas públicas de Pato Branco e conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE). “Depois, os interessados poderão se inscrever para uma prova, que selecionará 60 jovens que irão para a primeira fase do Desenvolvendo Talentos”, explica Alessandro.

A primeira etapa envolverá 300 horas, com quatro horas de duração por dia, que serão realizadas de segunda à sexta-feira. No conteúdo, matemática com ênfase em computação, lógica e algoritmos, entre outros. “Ao final da primeira fase, haverá nova prova, para a seleção dos 30 melhores. Eles participarão da segunda fase, com mais 160 horas de treinamento. Depois, uma prova final, para classificar os participantes”, completa Alessandro.

Os alunos que atingirem nota sete ou acima de sete serão encaminhados para estágios nas empresas associadas que aderirem ao projeto. “Estamos desenvolvendo um projeto para beneficiar o setor de TI de Pato Branco e também apresentar uma carreira profissional com grande potencial de crescimento aos jovens”, ressalta Carlos Manfroi, presidente do NTI. O estágio terá duração de três meses, com bolsa de meio salário-mínimo.

“O Desenvolvendo Talentos está na primeira fase, com a definição de empresas participantes e parceria com entidades. Também estamos conversando com instituições de Ensino Superior e representantes dos governos municipal e estadual, para viabilizar o projeto”, acrescenta Carlos Manfroi.

Apoio

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldair Tarcisio Rizzi, participou da apresentação e aprovou a iniciativa. “Nós não podemos dissociar a tecnologia da educação e da formação profissional. Com esse projeto, vamos capacitar jovens e valorizar o capital humano, fundamental na área da tecnologia”, justifica. Rizzi diz que o Município vai apoiar o NTI, Sebrae e parceiros. “É uma iniciativa que se encaixa na linha planejada pela administração do prefeito (Augustinho) Zucchi para o setor tecnológico.”

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, Alcir Luiz Freisleben, a proposta ajuda a amenizar um gargalo do setor, que é a qualificação de mão de obra. “Preparando mais talentos para o mercado, vamos ter profissionais e até novos empreendedores para o setor. Isso vai gerar oportunidades na área de tecnologia e fortalecer nossas empresas”, completa Freisleben.

O projeto Desenvolvendo Talentos também ganhou aval do Sebrae/PR. De acordo com o consultor César Giovani Colini, o Sebrae/PR dará apoio institucional ao projeto. “Com mão de obra mais qualificada ou talentos adequados, uma empresa tem melhores chances de competir no mercado. Por outro lado, o projeto também dará oportunidade aos jovens que tiverem interesse em ingressar nessa área”, completa Colini.

Desenvolvendo talentos

O projeto será gratuito e terá oito meses de duração. Poderão participar jovens com idade mínima de 16 anos (completos até o final do projeto), com o ensino médio completo ou em conclusão. Uma prova por meio eletrônico identificará os candidatos que se enquadram no perfil desejado: aptidão ao raciocínio lógico (facilidade com matemática e resolução de problemas) e curiosidade intelectual. Mais informações no NTI Pato Branco podem ser obtidas pelo telefone (46) 3225-9333.
Fonte: Assessoria da Imprensa SEBRAE/PR
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997