EDUCAÇÃO

terça, 19 de fevereiro de 2013

Agricultura familiar é fomentada através de parcerias com as escolas



Que pai que não gosta de ter a certeza que além de uma educação de qualidade, seu filho também recebe na escola uma alimentação de qualidade? Essa certeza, os pais dos alunos que frequentam as escolas do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco já podem ter, graças a parceria que o Núcleo já faz há três anos, com as cooperativas de agricultores familiares da região.
Esse ano mais uma vez essa parceria foi firmada, garantindo tanto uma alimentação saudável para os alunos como incentivo à produção de alimentos, na agricultura familiar. Conforme a responsável pela merenda escolar do Núcleo, Angélica Caldato, 12 dos 15 municípios que fazem parte do Núcleo terão alimentos fornecidos por cinco cooperativas de agricultura familiar. Entre eles Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Mangueirinha, Itapejara D’Oeste, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Verê. Apenas Bom Sucesso do Sul, Coronel Domingos Soares e Honório Serpa não estão na lista, porque nenhuma cooperativa se inscreveu no processo para atendê-los.
Segundo Angélica só neste ano serão beneficiadas 84 escolas com a merenda escolar provida da agricultura familiar. Ela também comentou que para garantir essa parceria, o Núcleo vai investir cerca de R$ 834.358,74. Entre os alimentos que as escolas receberam estão produtos lácteos, como iogurte e leite, sucos, frutas, hortaliças, temperos, panificados, tubérculos, legumes e feijão. Algumas escolas, como as de Mangueirinha, Angélica informou que também receberão carne.


Incentivo
Entre as cooperativas que estarão fornecendo alimentos para a merenda escolar, está a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Pato Branco que hoje, segundo o presidente Itacir Festugato, conta com 70 associados. Ele também comentou que entregar os alimentos para a merenda escolar tem sido uma grande vantagem para os produtores, pois além de receberem mais pelo que entregam, eles também não têm que receber o alimento de volta, como geralmente acontece com os mercados, quando os alimentos não são comercializados.



Para garantir ainda mais a segurança alimentar dos alunos, merendeiras serão capacitadas


Além do incentivo ao consumo de alimentos saudáveis, o Núcleo de Educação de Pato Branco também vai capacitar as merendeiras para garantir ainda mais a segurança alimentar dos alunos. No mês de março, as merendeiras das escolas de Itapejara D’ Oeste, Bom Sucesso do Sul, Mariópolis, Vitorino e Pato Branco serão as primeiras a participar de um curso que terá duração de 16 horas. A ideia, segundo a responsável pela merenda escolar do Núcleo, Angélica Caldato, é que elas aprendam noções de armazenamento, higiene e preparo dos alimentos. A capacitação será feita através da parceria com o Senar – PR e irá capacitar 155 merendeiras.
Fonte: Diário do Sudoeste
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997