AGRICULTURA

segunda, 25 de fevereiro de 2013

Cooperativa dos Produtores do Leite do Sudoeste do Paraná promove dia do leite



Pensando no incentivo para que os filhos de produtores de leite permaneçam nas propriedades rurais e sigam os passos dos pais e também na intenção de abordar a cadeia produtiva de leite como um todo, desde técnicas e novas tecnologias que estão ajudando a fomentar a atividade, a Cooperativa dos Produtores do Leite do Sudoeste do Paraná (Cooprol), com sede em São Jorge do Oeste, está organizando a primeira edição do evento “Dia do leite”.
Segundo Eliane Cristina Steinbach Kaster, uma das responsáveis pela organização do evento, o Dia do Leite será uma espécie de exposição que abordará todas as etapas que envolvem a produção de leite em uma propriedade rural. Para isso serão organizadas cinco estações, onde cada uma, com o apoio de empresas ligadas ao setor e dos próprios jovens e de entidades, irão abordar temas como: o panorama do leite, manejo de animais, manejo de ordenha, derivados do leite e o cooperativismo.
Eliane comentou que a ideia é mostrar para os visitantes a importância do leite para a saúde humana e também para a economia do município, além de fazer com que os jovens percebam que é possível permanecer no campo e viver da produção leiteira. Inclusive, ela explicou dentro da Cooprol existe um grupo, formado por 28 jovens, filhos de produtores de leite do município, que formam o Grupo de Jovens Loucos Por Leite”. Esse grupo também é um dos organizadores e apoiadores do evento e foi pesando neles e nos demais jovens que tem relação com o campo, que nasceu a ideia de promover o “Dia do Leite”.
“Nós queremos incentivá-los a permanecer no campo e desenvolver a produção leiteira. Por que o que acontece hoje? Muitos filhos de produtores saem para fazer uma faculdade e não retornam ao campo. Então nossa ideia é mostrar que o trabalho no campo também promove qualidade de vida e é possível ganhar dinheiro”, argumentou Eliane.
O presidente da Cooprol, Sergio Antonio Thomaz disse que a realização do Dia do Leite foi uma forma que a cooperativa encontrou junto com os jovens para apoiar a permanecia deles no campo. E o tema leite, foi porque muitas feiras realizadas na região já abordam os temas como cultura de grãos, tecnologias para a colheita e plantio ou inovações para pastagens, mas pouco se houve falar sobre o leite. “Tivemos essa iniciativa, vamos montar cinco estações para falar sobre leite e em cada uma delas, terão grupos de três a quatro jovens que estarão trabalhando e desenvolvendo um dos temas propostos pelo evento”, comentou.

Realização
O evento será realizado no dia 6 de março, no terreno em frente a Cooperativa, na rua Concórdia nº 241, em São Jorge do Oeste. A participação será gratuita e voltada tanto para os produtores de leite e jovens filhos de produtores do município como da região, que tem interesse na atividade leiteira.
Fonte: Diário do Sudoeste
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997