TECNOLOGIA

terça, 26 de fevereiro de 2013

Parque tecnológico Pato Branco-Posadas tem novo comitê gestor



Projeto de integração entre Brasil e Argentina realiza transição de governança e programa novas ações bilaterais para 2013.



Representantes do setor público, universidades e entidades privadas do Brasil e da Argentina participaram no dia 15/02/13, no escritório regional do Sebrae/PR em Pato Branco, da reunião do Parque Tecnológico Binacional (PTBi). Na pauta estava a avaliação das atividades realizadas em 2012, propostas de trabalho para 2013 e eleição da nova presidência.

O ex-presidente do Parque Tecnológico, Daniel Cattani, que por dois anos dirigiu a entidade, alternando o cargo com subsecretário da Indústria da Província de Misiones, Hector Ruben Rodriguez, repassou a presidência para o engenheiro e vice-presidente do Parque Tecnológico de Misiones, Nestor Jose Oliveri. O representante da Argentina dividirá a presidência com Aldair Rizzi, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco.



Nestor José Oliveri assegurou a continuidade dos trabalhos no projeto, que na sua visão é exemplo de integração e inovação. “Temos um modelo de integração do Mercosul, onde brasileiros e argentinos, representados por Pato Branco e Misiones, formam uma mesa de diálogo e objetivos comuns”, comentou.



O presidente no lado brasileiro, Aldair Rizzi, exaltou também o modelo de integração binacional do projeto. “Já temos um caminho percorrido e a agora a responsabilidade de continuar esse processo para consolidar essa relação binacional nos setores produtivos, na pesquisa científica e na aproximação entre os municípios, estados e países”, apontou Rizzi.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi (PDT), o projeto tem o papel de transferir conhecimento e gerar desenvolvimento. Por isso, garantiu o apoio do poder público ao Parque Binacional.

A nova direção será composta, com membros argentinos e brasileiros. Pelo Brasil, o presidente Adair Tarcisio Rizzi contará no setor Empresarial com o apoio de Fabrício Valenga e Neuri Nilo Garbin. No setor do Governo, Alcir Luiz Freisleben e André Agostinho Hamera. Na área de Conhecimento do Parque Binacional, o Brasil tem como membros Eliseu Miguel Bertelli e Tangriani Simioni Assmann.

Pela Argentina, presidente: Nestor Jorge Oliveri; setor Empresarial: Norma Blanco, presidente da Câmara de Comércio – Titular e Silvia Chás, da Câmara de Mulheres Empresárias. Na área governamental, o engenheiro Luiz Jiacobo e Ismael Longanzo. No setor de Conhecimento, os engenheiros Sergio Garasino e Luiz Kramer.

O PTBi Pato Branco – Posadas tem por objetivo a troca de experiências em inovação, com a proposta de somar resultados nos dois países, atuando em três eixos estratégicos: a integração empresarial, o fortalecimento institucional e a educação com formação. Pato Branco possui desenvolvimento tecnológico na área de software e eletroeletrônica; Posadas, em biotecnologia e energias renováveis.
Fonte: Jornal Novo Tempo
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997