sábado, 27 de novembro de 2010

Queijarias da região recebem aperfeiçoamento técnico de especialistas italianos

Francisco Beltrão - Uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Regional com produtores de queijo da província de Belluno, em Vêneto, na Itália, trouxe para a região técnicos italianos, especialistas em produção de queijos especiais. O objetivo da parceria é implementar a produção de queijos no Sudoeste, estruturando ainda a cadeia produtiva de pelo menos 45 queijarias locais.

De acordo com o diretor da agência, Célio Bonetti, o encontro acontece em Francisco Beltrão, e foi dividido em três etapas. Na primeira, os especialistas italianos realizaram uma visita técnica em 12 queijarias locais. Eles demonstraram técnicas de manejo, apontaram opções de melhorias e ensinaram segredos da produção do queijo italiano, considerado uma iguaria na gastronomia internacional.

A segunda fase do encontro foi marcada por cursos de aperfeiçoamento de produção de queijos, também ministrado pelos técnicos italianos. Com isso, os produtores locais puderam aprender novas formas de produção, otimização e aproveitamento de matéria-prima. O curso teve duração de dois dias e foi realizado entre 4ª e 5ª feira, na sede da agência.

Já a terceira fase, realizada no dia de ontem, teve como assunto principal o seminário "Modelos Organizacionais Praticados pelos Queijeiros de Vêneto", que aprimorou os conhecimentos adquiridos nos dias anteriores e trouxe ainda novas formas de organização dos produtores em toda a região. "É uma busca pela inspiração de uma nova estruturação dos queijeiros na região. Queremos com isso, ajudar o setor a avançar na produção de queijos especiais no Sudoeste", explicou Bonetti.

De acordo com Bonetti a ideia agora é manter o projeto de forma permanente na região, atingindo o maior número de queijarias possíveis. Ele relata que muito trabalho ainda tem de ser feito, já que das 45 queijarias relacionadas, apenas 12 participam efetivamente do projeto. Deste total, Bonetti destaca cinco produtoras que já começam a colher os frutos do novo aprendizado. "Essas queijarias já participam do projeto desde 2008 e começam a desenvolver queijos com características melhoradas", informou Bonetti.

O programa é fruto de uma parceria que envolve a Agência de Desenvolvimento, Província de Belluno, governo de Vêneto, Federação das Associações Venetas do Paraná, Circulo Italiano de Coronel Vivida, AMSOP, Emater, e UTFPR.

Fonte: Diário do Sudoeste
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997