sexta, 10 de julho de 2015

Lideranças do Plano de Desenvolvimento querem mobilização em favor das rodovias

O DER tem um estudo do corredor Sudoeste, solicitado em 2012, mas as licitações para o projeto não avançaram.

A reunião mensal da governança do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste do Paraná (PDRI), que é coordenado pela Agência Regional de Desenvolvimento, deu continuidade aos debates sobre "a conceituação e definição da matriz logística regional" iniciados na reunião do mês passado. A ideia é avançar nos projetos aeroviários e rodoviário da região.
Um dos debates foi "a caótica rodovia PR 280". Para um levantamento será solicitado o auxílio do engenheiro Weimar Freire da Rocha Júnior, que explanou sobre a deficiência em infraestrutura viária da região durante a reunião do mês de junho, do PDRI.
Foi consenso entre os presentes que, de posse do documento, deve-se realizar amplo debate na região através de seminários nas cinco subrregiões e regional. Um grupo da governança vai se reunir com Rocha Júnior para definir o levantamento.
A decisão da governança em discutir com Rocha Júnior um levantamento mais preciso ganhou força depois que o engenheiro-chefe do DER de Francisco Beltrão Roberto Machado dos Santos apresentou estudo feito pela RMF Engenharia e Planejamento, a pedido do Movimento Pela Modernização das Rodovias do Sudoeste.

Pesquisa
Roberto Santos relatou como foi feito o estudo, desde a pesquisa feita com a população regional, e pontuou que as solicitações estão ligadas para terceira pista, duplicação de trechos, acostamentos e manutenção dos trechos. Constatou que a preocupação dos usuários está vinculada aos investimentos.
Observou que o fluxo de veículos pode melhorar bem se forem implantadas terceiras faixas, melhorar curvas, acostamentos e sinalização, descartando a necessidade de duplicação.
Segundo Roberto Santos, o estudo afirma a necessidade de intervenção na PR 280 para investimento. Entre Francisco Beltrão e Renascença são cerca de 9 mil veículos por dia e deve chegar a 14.500 por dia em 2021.
O engenheiro lembra que, devido à topografia e relevo da região, as rodovias foram construídas com muitas curvas, diminuindo consideravelmente os pontos de ultrapassagem. Outra ponderação é a necessidade do contorno em Marmeleiro, ligando a Francisco Beltrão para tirar o fluxo do meio da cidade.
Lembrou que o DER tem um estudo do corredor Sudoeste, solicitado em 2012, mas as licitações para o projeto não avançaram. De acordo com Roberto, o DER ainda estuda qual a melhor proposta para a PR 280, que vai entre criar programa de terceira faixa, privatizar, federalizar, ou implantar o Programa Público-Privado.

Governo suspendeu
Nesta semana, no entanto, o governo estadual anunciou a suspensão do andamento das parcerias; o pedágio ficaria caro. O momento econômico, repleto de incertezas e preços em alta, não seria propício para concessões de longo prazo. "Foi uma parada estratégica. É necessário fazer com calma porque é um projeto para 30 anos", afirmou Rejane Karam, da Secretaria de Infraestrutura e Logística, na reportagem de Katia Brembatti.

Presenças no encontro
A reunião foi nesta semana no auditório do Sebrae, em Pato Branco, com representantes da Amsop, UFFS, UTFPR, prefeituras, câmaras municipais, Sest/Senat, DER, Sebrae, empresários e técnicos. Com base no que foi apresentado, o diretor da Agência, Célio Boneti, comentou que na reunião do mês de junho foi sugerida a elaboração de um documento que sistematizasse tudo o que já se debateu e se propôs sobre o modal transporte regional (rodoviário, ferroviário e aeroviário). A partir disso será feito então um levantamento técnico sobre as prioridades das rodovias da região e o que seria necessário implantar.
Fonte: Assessoria e Jornal de Beltrão
 

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