sexta, 24 de julho de 2015

Junto ao governo do PR, muitas entidades mobilizadas pelo Corredor do Sudoeste

O presidente da Amsop prefeito de São João Altair Gasparetto Vadeco (PSDB), retornou animado de Curitiba, após audiência na quarta-feira com o governador do Estado, Beto Richa (PSDB).
"A mobilização das lideranças do Sudoeste por meio das associações comerciais, da Agência de Desenvolvimento Regional, prefeitos, vereadores e deputados foi fundamental para dar relevância às solicitações; a região mostrou mais uma vez porque é considerada tão politizada", disse.
No encontro, a definição de que o governo fará uma operação emergencial de "tapa-buraco" nas rodovias e em setembro lança edital para a licitação de concessão dos trechos para a iniciatva privada PPP´s e federalização foram alternativas descartadas.
O projeto de concessão de rodovias da região - o Corredor do Sudoeste - pelo governo do Estado foi elogiado pelo prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto (PMDB), que já vinha defendendo o modelo como alternativa mais viável para a modernização. "Temos que buscar soluções para os problemas regionais e certamente o modelo de concessão apresenta-se como a alternativa mais viável no momento. No entanto, a proposta de melhoria deve estar vinculada à cobrança de valores de pedágio aceitáveis, como ocorre em São Paulo e Santa Catarina", afirmou o prefeito.
Apesar do anúncio, a questão ainda será discutida em audiência pública com a população. Um dos principais destaques da proposta é a duplicação do percurso entre Beltrão e Pato Branco e a modernização do restante do trecho, com melhoria da malha viária e sinalização e ampliação de pontos de terceiras pistas. O deputado estadual Wilmar reicembach (PSC) observa ainda que o projeto contempla também dois contornos - o de Francisco Beltrão, da Sadia até a Bica D´Água, e outro em Marmeleiro, circundando a cidade. "E quanto à cobrança de pedágio, que seja o preço correto; o governador deu ênfase ao fato de querer que todos os processos sejam transparentes, com a socieade participando e sendo informada", completou.
O presidente da Amsop também entende que a proposta de concessões é a melhor opção. "O governo do Estado está preocupado com a região e tem demonstrado isso em suas ações. Vamos ter um projeto de longo prazo para implantar contornos, trincheiras e toda infraestrutura que possa favorecer a região e quem passar por ela. Acho que o valor do pedágio não pode ser alto, mas também não muito baixo porque não vamos ter um serviço a contento depois. O meio termo é o ideal", comentou Vadeco, salientando que haverá recuperação emergencial por parte do DER quando o tempo firmar.
Lideranças presentes
Também participaram, além de Neto, Vadeco e Reichembach os prefeitos Augustinho Zucchi (PDT de Pato Branco), Adroaldo Hoffelder Sassá (PMDB de Nova Prata do Iguaçu), Alberi Guimorvan dos Santos (PSDB de Mangueirinha), Frank Ariel Schiavini (PMDB de Coronel Vivida) e Milton Andreolli (PT de Realeza).
Ainda estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), os deputados estaduais Guto Silva (PSC) e Paulo Litro (PSC), o diretor da Agência de Desenvolvimento Regional, Célio Boneti, e Altair Rizzi, presidente do Irdes (Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico).
Reforçaram o grupo o presidente da Acefb, Marcos Guerra representando a Cacispar, o presidente da Acepb (Associação Comercial Empresarial de Pato Branco), Fabrício Valenga, e integrantes da diretoria Luiz Antunes e Daniel Cattani, e o presidente da Acec (Associação Comercial Empresarial de Chopinzinho), Hermes Carlos Cencci. O diretor do DER do escritório Vale do Chopin de Pato Branco, Marcus Talamini, também participou, assim como os vereadores de Francisco Beltrão Afonso Bruzamarello (PTB), Ivanir Tupi Prolo (PP) e Valmir Dile Tonello (PMN).
Fonte: Jornal de Beltrão
 

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