quarta, 19 de agosto de 2015

Paraná Turismo realiza 1ª viagem de negócios turísticos pelo PR


Paraná Turismo realiza 1ª viagem de negócios turísticos pelo Paraná
A iniciativa inovadora levou 38 empresários do trade turístico de Curitiba para conhecerem a região do sudoeste do Estado e firmarem parcerias locais.
Novas iniciativas empresárias, promovendo o associativismo e praticando parcerias em prol do Paraná turístico. Esse foi o lema da primeira viagem de negócios turísticos organizada pela Paraná Turismo, entre os dias 06 a 09 de agosto, para a região sudoeste do Paraná. A região foi escolhida como piloto desse projeto por apresentar um grande potencial turístico, mas pouco divulgado e desenvolvido até então. Idealizado pelo professor Jacó Gimenes, diretor presidente da Paraná Turismo, e coordenado pela Vera Lucia Meza, gerente empresarial de produtos e destinos da entidade, o projeto nasceu num curto espaço de tempo, graças a união da equipe junto a um excelente trabalho de cooperação do trade turístico da capital.
No total, 38 empresários de diferentes especialidades, como agentes de viagens, guias de turismo, líderes de sindicatos e empreendedores do segmento, participaram da viagem com o objetivo principal de conhecerem, formatarem e venderem novos roteiros turísticos para seus públicos.

1º dia: Resort Águas do Verê – Pato Branco
Depois de um breve descanso após a chegada da comitiva a cidade de Verê, o grupo foi recepcionado por Murici José Chiodelli, gerente administrativo do Resort Águas do Verê e por Emerson Rebonato, coordenador do estabelecimento, onde também estavam os representantes dos municípios do Programa de Regionalização Vales do Iguaçu, para a apresentação do potencial turístico de cada localidade.
Toda a viagem foi ciceroneada por Celio Wessler Bonetti, responsável pelas instâncias de governanças da região e diretor da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná.

Participaram da Mesa Consultiva deste primeiro dia de visita,
Jacó Gimenes - Presidente da Paraná Turismo
Luiz Carlos Peretti - Presidente da Agência
José Kresteniuk - Secretário da AMSOP
Wanda Pille - Presidente da Retur
Vadis da Silva - Presidente da Gestour
Murici Chiodeli - Gerentre Termas Águas do Verê

Além dos municípios participantes e seus representantes,
Bom Sucesso do Sul - Joel Bortot - Secretaria de Indústria e Comércio
Capanema - Allex Darian Marcello - Secretaria de Industria e Comércio
Chopinzinho - André Budine - Secretaria de Indústria e Comércio
São Jorge do Oeste - Sidnei Luiz Bonetti - Assessoria de Imprensa
São Jorge do Oeste - Marileusa Frozza - Secretaria de Educação e Cultura
Cruzeiro do Iguaçu - Vanderson Reck - Assessor de Imprensa
Cruzeiro do Iguaçu - Roseli Lopes dos Santos - Secretária

Nova Prata do Iguaçu - Airton Pasqualon - Vereador
Nova Prata do Iguaçu - Sidney Alberton -
Nova Prata do Iguaçu - Marli Galvan Orben
Luiz Carlos Peretti - Presidente da Agência
À tarde, a comitiva seguiu para o centro de convenções da cidade de Pato Branco, onde foi recepcionada pelo prefeito Augustinho Zucchi e empresários locais. Neste encontro discutiu-se a importância de um roteiro integrado com os principais atrativos do Sudoeste, com destaque para o Natal de Pato Branco, que é o maior do Paraná, segundo Jacó Gimenes, diretor-presidente da Paraná Turismo.
A visita prosseguiu com city tour pela cidade, passando pelo novo centro tecnológico da região e pela Paróquia São Pedro Apóstolo, finalizando o dia com uma bela apresentação de dança gaúcha e jantar no CTG Carreteando A Saudade.

2º dia: Barracão – Argentina – Francisco Beltrão
No segundo dia da visita técnica, o grupo da capital seguiu até a cidade de Barracão, localizada na fronteira do estado de Santa Catarina e Argentina. Eles foram recepcionados na ASCOAGRIN (Associação Comercial Empresarial dos municípios de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul), pelo presidente Tarcizio Antonio Sartori, pelos prefeitos Marco Aurélio Zandoná (Barracão), Altair Rittes (Dionísio Cerqueira) e Cezar Bueno da Silva (Bom Jesus do Sul).

O encontro fomentou a importância da promoção do turismo na trifronteira, do desenvolvimento do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) e do programa Fronteiras Cooperativas, com objetivo de incluir a região no roteiro turístico das agências de viagem. Estava presente também no evento o ex-prefeito de Bernado de Yrigoien, Jorgito Feldemann, que acompanhou o grupo em um city tour pela cidade argentina, sendo um ótimo cicerone.

Já no retorno para a cidade de Verê, a comitiva participou ainda de uma rodada de negócios com empresários de Francisco Beltrão, que se reuniram na Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, local aberto a receber novas iniciativas externas de negócios para a região. Antes, o grupo foi recebido pelo vice-prefeito de Francisco Beltrão Eduardo Augusto Scirea, pela secretária de desenvolvimento econômico e tecnológico, Jovelina Chaves da Silva e outros funcionários do município, que apresentaram o potencial turístico da cidade, principalmente na área de eventos de negócios.

Empresas presentes naRodada de Negócio:
Schaf Bier - Mauro Kracker
Cuias - Dione Ronaldo Lanzarini
Cachaça - Juan Artigas Souza Luz - Alambique Canópolis
Salgado Filho - Vinhos - Astério Marchetti - Secretaria de Agricultura
MTA – Vanessa Klozinski Schimidt- Gerente da Loja de fábrica MTA Marmeleiro
José Kresteniuk - Secretário da AMSOP
Degustação de queijosda empresa PRIMO QUEIJO.

A primeira viagem de negócios turísticos da Paraná Turismo foi encerrada com o discurso do professor Jacó Gimenes, que enfatizou a importância de fazer do Paraná um produtor turístico. “Depois de muito planejamento, precisamos agora é de “fazejamento” no turismo que significa pensar fazendo e fazer pensando”, concluiu.
Os produtores rurais devem perceber as grandes oportunidades que terão como produtores turísticos!
Fonte: Facebook - Sutil Turismo
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997