terça, 08 de setembro de 2015

Leite Sudoeste: Lançado o edital para cooperativas e associações

MDA libera recursos para que a Emater faça a licitação de 42 veículos que serão usados por técnicos.

O projeto Leite Sudoeste Paraná avançou para mais uma fase ontem, na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), com a divulgação de edital para cooperativas e associações que atuam com leite. Com a chamada pública, as lideranças querem identificar na região os possíveis interessados e aptos em poder participar do projeto desde que atendam todos os critérios exigidos pelo edital, cobrado pelo BNDES, agente financiador. A publicação é denominada de Estruturação da Rede Láctea Territorial do Sudoeste do Paraná das Unidades Associativas da Agricultura Familiar.

A ideia é verificar quantas cooperativas/associações existem e quantas podem receber recursos para estruturação física a fim de atender o projeto. As cooperativas e associações interessadas terão 15 dias (a partir do dia 4) para se apresentar com documentações exigidas. O ato de liberação do edital foi oficializado por meio de assinatura do presidente da Agência Luiz Carlos Peretti, e do presidente da Amsop Altair Gasparetto.
O edital foi apresentado aos agentes envolvidos com o projeto como os chefes de Seab, Instituto Emater, representantes da Associação dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente do Sudoeste do Paraná - microrregião de Francisco Beltrão (Assema), Associação dos Secretários Municipais de Agricultura - microrregião de Pato Branco (Assec), União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), UTFPR, Iapar e UFFS. O projeto foi uma iniciativa da Amsop e Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná que somou-se com os demais parceiros.
Na oportunidade, o coordenador do projeto Leite Sudoeste o médico-veterinário, Clóvis Cuccolotto, e o diretor da Agência Célio Boneti, fizeram um breve relato do andamento das ações do projeto nesses 4 anos de implantação e os caminhos a partir de agora. "O projeto está andando bem e agora entramos em uma nova fase que vai contribuir com a proposta de impulsionar a cadeia produtiva de leite no Sudoeste", frisou Cuccolotto.

Verba para veículos
Em reunião do Conselho Gestor ainda permanecia a dúvida sobre o repasse de recursos por parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para licitação de compra de 42 veículos previstos no projeto. Como o prazo final era hoje o chefe da regional de Francisco Beltrão do Instituto Emater Orley Lopes entrou em contato com a Emater em Curitiba recebendo a confirmação. "Obtive a informação agora (na reunião) que o MDA liberou e foi confirmado através do sistema da Emater o montante R$ 1,224 milhão, contando com a contrapartida do Paraná. Agora será providenciada toda documentação que envolve a licitação e posterior entrega dos veículos beneficiando os municípios do Sudoeste do Paraná", comemorou Orley compartilhando a informação.
O presidente da Amsop e prefeito de São João, Altair Gasparetto (PSDB) ressaltou a conquista. "Vínhamos cobrando do Governo do Estado e do Governo Federal a liberação desses recursos, até porque existia cobrança dos prefeitos da região, e graças ao empenho de todos fomos contemplados. Os veículos, assim como o edital das cooperativas e associações, fortalecem o projeto que é tão importante para a contribuir na sustentação, econômica do nosso Sudoeste", ressaltou.
Os carros serão repassados para as secretarias municipais de Agricultura do Sudoeste que possuem técnicos responsáveis pela implantação e estruturação do Leite Sudoeste. O presidente da Assema, Hélio Vansetto, ressaltou a informação. "Vejo que o nosso trabalho lá a campo está andando bem, mas sem dúvida que o veículo vai dar mais agilidade para a evolução do projeto no município. Estou otimista com o projeto e esperamos que a fase da transformação do leite possa avançar também com esse edital", comentou Vansetto, que é secretário de Agricultura de Santa Izabel do Oeste.
Fonte: Assessoria - Jornal de Beltrão
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997