Capanema

quinta, 12 de novembro de 2015

Melado produzido em Capanema busca registro de Indicação Geográfica

Pedido protocolado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) visa reconhecer produto típico do Município

O melado de açúcar mascavo de cana-de-açúcar produzido em Capanema, no sudoeste do Paraná, fronteira com a Argentina, poderá ter, em breve, o selo de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A solicitação foi encaminhada no final de outubro e marcou o centésimo pedido de indicação geográfica junto ao INPI, desde a vigência da Lei da Propriedade Industrial (9.279/96).
O registro de Indicação Geográfica é atribuído a serviços e produtos que carregam características do seu local de origem, com valor e identidade própria, distintos de seus similares. Produtos, por exemplo, que demonstram qualidades únicas relacionadas com recursos naturais como solo, clima e sua confecção.
A diretora do Departamento de Agroindústrias da Prefeitura de Capanema, Doriela Leite Wieczorek, explica que o Município possui oito agroindústrias de produção de melado e derivados da cana, sendo três aptas para fabricar em conformidade com padrões de produtos que trazem o registro de Indicação Geográfica. A produção média, de acordo com a diretora, é de 9 mil quilos mês do melado de açúcar mascavo de cana-de-açúcar.
“Nossa intenção com esse pedido e a sua posterior obtenção e de agregar valor, preservar uma tradição e fomentar o desenvolvimento da economia local. O melado produzido em Capanema difere pela qualidade e padronização. Mesmo produzido em agroindústrias diferentes, podem manter as características e qualidade do produto que já tem um bom mercado”, observa Doriela.
Produtores, poder público e parceiros da iniciativa torcem para que até a realização da próxima Feira do Melado, programada para agosto de 2016, a identificação de origem possa estar reconhecida e agregada ao produto. É o caso de Paulo Gossler, agricultor da Linha Pinheiro, que produz o melado de açúcar mascavo de cana-de-açúcar desde 2002.
“O nosso melado é diferente, tem uma textura cremosa e uma identidade própria já reconhecida no mercado. Com o registro no INPI, pretendemos agregar valor ao produto, divulgar nosso trabalho e o nosso Município”, projeta Paulo.
O consultor do Sebrae/PR, Sabino Oltramari, detalha que a iniciativa tem uma importância social, cultural e econômica para o Município e a região. “O melado de Capanema tem potencial para conquistar a identificação geográfica pelo histórico de produção e características típicas do produto estabelecidas desde o cultivo da cana-de-açúcar até a fabricação do mesmo, feito em agroindústrias familiares”, projeta Oltramari.
Fonte: Ass. de Imprensa Sebrae/PR
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997