Arapongas na Agência

sexta, 22 de julho de 2016

Lideranças do município de Arapongas, região Noroeste do Paraná, esteve na Agência de Desenvolvimento Regional buscando informações do modelo

Um grupo representante das lideranças do município de Arapongas, região Noroeste do Estado do Paraná, estiveram nesta quinta-feira (21) na Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná conhecendo o sistema adotado e as formas de atuação. A visita buscou adquirir conhecimento para posterior emprego na criação de uma Agência naquele município.

José Carlos Gonsalves e Adriano Scolari integrantes da governança da Agência de Desenvolvimento de Arapongas, estiveram em Francisco Beltrão acompanhados de Margarete Langer – consultora do Sebrae, e Nilson Carlos Violato – Senai de Arapongas, foram recebidos pelo diretor da Agência Sudoeste Célio Boneti, e pelo vice-presidente da Agencia e diretor do campus da Unioeste de Francisco Beltrão Gilmar Ribeiro de Mello.

De acordo com Nilson a procura pela Agência Sudoeste se deve em função da representatividade da entidade na região e no Estado e do modelo empregado para o impulso do território. “Já tinha informações do trabalho da Agência pelo meio empresarial, principalmente na Fiep, mas não imaginava que estavam em tamanho estágio. Percebo que amadureceram bastante e que se consolidou como um verdadeiro ‘fermento’ de articulação do Sudoeste. É um bom modelo em ser seguido”, avalia o consultor do Senai.

As considerações foram avalizadas por Gonsalves. “Estamos formulando uma agência em Arapongas e por isso estamos em contato com experiências consolidadas e que tem um modelo próprio. Temos certeza que muito do que aprendemos aqui vai nos ajudar a formatar uma proposta para nosso município, e se conseguirmos chegar próximo do que vimos já estão ótimo”, frisou o integrante daquela Agência.

Modelo Sudoeste

Boneti explicou ao grupo que a Agência Sudoeste está com 16 anos de fundação e que desse período muito tempo foi preciso para articular e criar seu modelo de atuação. “Tudo iniciou com apoio da AMSOP, do município de Francisco Beltrão e depois ganhou incentivo dos municípios da região. Em um segundo momento o meio empresarial abraçou a ideia e com ajuda do SEBRAE, da Fiep e várias outras entidades conseguimos criar um modelo de atuação baseada no território Sudoeste. Nos ajustamos com o tempo e seguindo formatos europeus criamos nossa estrutura e foco de atuação”, resumiu Boneti.

O grupo também teve a oportunidade de conhecer o PDRI – Plano de Desenvolvimento Regional Integrado que recebeu efusivos elogios.

O diretor da Agência salienta que as sociedades estão se envolvendo e buscando formas de contribuir com o desenvolvimento de sua cidade ou região. “Se verifica que há uma procura maior por esse entrelaçamento de entidades públicas e privadas, principalmente empresarial, para o bem de uma comunidade local ou regional. E isso só vem a reforçar o trabalho da Agência como ente articulador de desenvolvimento”, reforçou, lembrando que o trabalho está focado no futuro do Sudoeste.

Assim como o grupo de Arapongas, outros grupos já estiveram conhecendo o trabalho da Agência. O penúltimo grupo foi de lideranças de Londrina.


Fonte: Assessoria
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997