Sudoeste no Masterplan

sexta, 05 de agosto de 2016

Mapa do turismo do Estado confirmou 25 municípios da região que estão incluídos no plano para os próximos 10 anos

A diretora técnica da Paraná Turismo Deise Bezera esteve nesta sexta-feira (5) na sede da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, em Francisco Beltrão, conduzindo uma oficina sobre a criação do novo Plano Estadual de Turismo. O estudo, denominado Masterplan 2016/2026 está planejando o desenvolvimento turístico integrado para os próximos 10 anos.
Para o encontro foram solicitados representantes dos 25 municípios da região que aceitaram a inclusão no plano, além da Agência, Sebrae, empreendedores e de instituições.
A contribuição dos participantes será levada em consideração para a criação do plano, que está sendo elaborado pelo conselho de turismo do Paraná formado por 53 entes. Destes, a Paraná Turismo como gestor de implantação conta com o reforço na coordenação com o Sebrae e UFPR (Universidade Federal do Paraná).

De acordo com Deise a oficina pretende colocar a região em consonância com o que está sendo elaborado e oportunizar melhor aproveitamento da região para atrair o turismo externo e interno. “Estamos agora na segunda etapa do plano (primeira foi o levantamento potencial e interessados) ouvindo as regiões do Estado para contribuir com o planejamento. Com todas as informações em mãos vamos editar o Plano, que será lançado no dia 27 de setembro próximo, em Curitiba”, explicou a diretora, acrescentando que culmina com o centenário do turismo no Estado

Roteiros
Deise comentou sobre o potencial turístico do Sudoeste, e chama atenção para a criação de roteiros que possam atrair visitantes que vem ao Estado pelos atrativos mais conhecidos. “As informações que temos é que 53% do turista que vêm ao Paraná visitar Foz do Iguaçu, Curitiba e o litoral. Dessa forma temos que criar roteiros para poder trazer esses turistas para a região. Fazer com que fiquem mais tempo no Estado. O Sudoeste tem ainda outra oportunidade com a proximidade com a fronteira com a Argentina e Paraguai. Vejo que é possível uma maior interação, seja no turismo natural, nos empreendimentos, para o de eventos, o religioso, ou os demais atrativos”, instigou a diretora da Paraná Turismo.

Agência
Para o diretor da Agência Célio Boneti o plano é mais um passo para difundir o turismo da região Sudoeste e contribuir com seu desenvolvimento. “Após o mapeamento do turismo regional entramos na fase do planejamento e vejo como muito importante o Sudoeste estar inserido no plano do Estado. Temos que pensar em formas de melhor aproveitar esse fluxo turístico existente e trabalhar em consonância com o plano estadual e também alinhados com o País. Logo vamos poder colocar em prática ações que possam estimular a vinda de turistas de fora e principalmente o interno, do próprio Estado”, salientou Boneti.


BOX
Municípios do Sudoeste incluídos no Masterplan 2016-2026
Ampére, Barracão, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Capanema, Chopinzinho, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Itapejara d’Oeste, Mariópolis, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Pato Branco, Pérola d’Oeste, Pranchita, Realeza, Vales do Iguaçu, Renascença, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge d’Oeste.

Fonte: Assessoria
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997