TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

quarta, 17 de agosto de 2016

Circuito de inovação capacita empreedendores sudoestinos para buscar investimentos

Reconhecido como um dos palestrantes mais sintonizados à inovação e à convergência digital no Brasil e investidor anjo (pessoa física que investe em empresas nascentes com alto potencial de crescimento, como as startups) de destaque, João Kepler esteve em Pato Branco no dia 6 de agosto. Ele foi o instrutor de workshop "Como conseguir investimento para sua startup", como parte do Circuito de Inovação, programa criado pelo Sebrae/PR para o desenvolvimento das empresas de base tecnológica no Sudoeste do Paraná. Durante todo o sábado, Kepler passou parte de sua experiência aos participantes, que são de startups de vários municípios da região.
Um dos primeiros pontos abordados pelo especialista foi a necessidade ou não de investimento por parte das startups. Segundo Kepler, é preciso primeiro entender o estágio de cada empreendimento e também o ambiente de negócios. Caso haja necessidade da participação de um investidor, Kepler aponta alguns caminhos a seguir. "O processo é como uma escada, segue uma lógica. Chegando no degrau necessário para isso, o empreendedor deve saber como pensar e como se comportar para buscar o investimento. O dinheiro existe, e muito, para startups. Mas o segredo está em como captar esses recursos, onde buscar, com quem e o quê você precisa apresentar para ter esse recurso", indicou.
O especialista aconselhou os empreendedores a se colocarem no papel dos investidores. "O empreendedor é muito apaixonado pelo seu negócio. Ele quer mostrar da sua maneira, mas deve ser voltada para a visão do investidor. O que mostrei foi a experiência prática de quem faz, no dia a dia. É a visão do outro lado, a oportunidade de entenderem o que eu vejo e de que forma eu invisto", completou Kepler.

Experiência dos empreendedores
Como planejado por João Kepler, os empreendedores digitais saíram conscientes dos estágios em que suas startups se encontram. Ana Paula Collares, diretora-executiva da Salva Comida (plataforma dedicada a distribuidoras de alimentos e pequenos mercadinhos de bairro para venda de produtos com o prazo de validade próximo ao limite para restaurantes, bufês, padarias e outros estabelecimentos que não trabalham com estocagem de alimentos), descobriu que ainda não é hora de sua empresa receber investimento anjo. "Estamos na fase final do projeto, iremos lançar a aplicação nas próximas semanas, para uma fase de testes. Ainda levará algum tempo para atingirmos todas as expectativas de investidores", ponderou.
Mesmo assim, Ana Paula considerou a participação no workshop  muito produtiva. "O evento foi imprescindível para a startup. Eu realmente não fazia ideia de como funcionava o processo, como pedir, quanto, para quem pedir e qual o papel do investidor dentro da empresa, mas agora ficou muito claro. Não é aleatório, nem os valores nem os investidores, tudo é pensado e estudado, existe muita estratégia", atestou.
Já a startup Easy Load (plataforma na internet para conectar embarcadores de cargas a caminhoneiros autônomos, facilitando o processo de contratação e acompanhamento de fretes) está alguns pontos acima na escada mencionada por João Kepler. "Com sua larga experiência em investimentos, Kepler conseguiu nos orientar muito bem sobre todos os aspectos do processo de investimento anjo. Foi muito esclarecedor, pois como já estamos recebendo uma primeira rodada de investimento, ajudou a validar o que estamos fazendo corretamente e a corrigir aquilo que ainda tínhamos dúvidas", relatou Alessandro Graczyk Moraes, gerente de Produto da Easy Load.


Fonte: Assessoria
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997