Governança estadual de TIC

quinta, 18 de agosto de 2016

Governança estadual de TIC trabalha o planejamento estratégico do setor

Objetivo é traçar caminhos para fortalecer polo de negócios em Tecnologia da Informação e Comunicação no Paraná


Três meses depois da formalização da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Paraná, pelo governo do Estado, representantes de entidades governamentais, academia e empresariado se reuniram na semana passada, na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, para dar início ao planejamento estratégico do setor. O objetivo é traçar caminhos para fortalecer o polo de negócios em TIC no Paraná.

Esta é a segunda reunião de trabalho do comitê da governança, que conta com representantes das seis regionais do Sebrae no Estado. Na próxima, marcada para setembro, serão tratadas as minúcias do plano. Coordenador estadual do Programa de TI Software do Sebrae/PR, Emerson Cechin recorda que a Governança de TIC vem consolidar o esforço conjunto de quase uma década dos Arranjos Produtivos Locais (APL).

“É o primeiro trabalho sinérgico, em que direcionamos esforços. Antes disso, por meio de estudos, já sabíamos aonde estávamos indo, mas a Governança traça esse caminho para chegar lá, juntos, com um objetivo comum”, explica o consultor.


Presentes em todas as regionais do Sebrae no Paraná e tendo a entidade como principal ativador, os APLs têm por objetivo estimular vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre os negócios participantes. “O desafio é essa integração dos setores em nível estadual, para desenvolver o Paraná, e estar alinhado a tendências globais. Por sua transversalidade, a TIC tem impacto direto em todos os segmentos da economia”, reforça Cechin.


Presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), Sandro Moles da Silva destaca que, diferente das reuniões do APL, na Governança os objetivos são mais palpáveis, ou realizáveis. “Estamos discutindo como esses negócios ocorrem, como é a certificação das empresas para exportação, o que o mercado espera do setor. Estamos plantando a semente. O setor de TIC, além de jovem, é muito dinâmico”, pontua.


Para Rosmar Aparecido da Luz, do Senai Londrina, a Governança é uma oportunidade ímpar de congregar governo do Estado, empresários e instituições de ensino superior públicas e privadas para pensar o desenvolvimento da TIC no Paraná, por meio de projetos que promovam avanço tecnológico. “É uma forma de alinhar as expectativas, já que todos os setores, de alguma forma, utilizam a Tecnologia da Informação e Comunicação”, ressalta.


Mauro Sorgenfrei, da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), recorda que as palavras-chave das discussões da Governança de TIC são geração de emprego e renda, inovação e qualidade de vida. “Não existe, no Brasil, um setor tão articulado estadualmente e que se conversa há tanto tempo quanto este. O objetivo é que o governo conheça o protagonismo do setor e saiba o que é preciso para que se desenvolva.”


Fortalecer a Tecnologia da Informação e Comunicação é fortalecer indústria, comércio e serviços, na opinião de Marcelo Percicotti, gerente de desenvolvimento e fomento da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep-PR). “Dedicar algumas horas do mês para discutir o assunto tem importância fundamental na economia do Estado. A competitividade da indústria, por exemplo, está diretamente ligada à absorção de novas tecnologias”, detalha.

 

Comitê Gestor

O Comitê Gestor da Governança estadual de TIC é presidido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e composto por representantes da Secretaria Estadual do Planejamento e Coordenação Geral; Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); Copel Telecomunicações; Celepar; Fomento Paraná; Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa (Alep); Parque Tecnológico de Itaipu; Fiep; Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR); Sebrae/PR e Assespro-PR; além do APL de TI de Londrina e Região; APL de Software de Maringá e Região; APL Iguassu-IT (Oeste do Paraná); APL de TI do Sudoeste do Paraná; APL de TIC de Ponta Grossa e Região; APL Software de Curitiba e Região, Universidades Estaduais do Paraná; Universidade Federal do Paraná; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Centro de Tecnologia da Informação da Universidade Positivo.


Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR - Regional Sudoeste: Antônio Menegatti
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997