Rodada de pequenos negócios

terça, 13 de setembro de 2016

Rodada aproxima pequenos negócios moveleiros do PR de grandes compradores nacionais e internacionais

Encontro de Negócios ocorre durante o Sétimo Congresso Nacional Moveleiro, realizado pelo Sebrae/PR e Fiep, em Curitiba; objetivo é aproximar e gerar parcerias

Se fornecer para grandes redes é uma realidade cada vez mais comum às micro e pequenas empresas, a aproximação entre quem compra e quem vende, muitas vezes, ainda é um desafio. Pensando nisso, o Sebrae/PR organiza uma rodada de negócios dentro do Encontro de Negócios Nacional, nesta quarta-feira, dia 14, durante o Sétimo Congresso Nacional Moveleiro, em Curitiba. O evento, que ocorre nos dias 14 e 15, é realizado e sediado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e promete reunir toda a indústria moveleira do País na capital paranaense.

 

O coordenador estadual de acesso a mercados do Sebrae/PR, Marcos Uda, explica que o objetivo da interação entre compradores e fornecedores vai além de fechar negócios de imediato. “A grande empresa já tem seu mercado. As micro, pequenas e médias é que têm mais dificuldade de chegar perto do arquiteto da grande rede, de conversar com quem faz especificações de móveis para franquias, conversar com o designer para saber as especificações necessárias para ser um fornecedor homologado para quando surgirem demandas”, detalha.


Com esse foco de fazer boas aproximações, ajudando o empreendedor de pequenos negócios a se enquadrar nos parâmetros esperados pelos grandes compradores, o Sebrae/PR traz para esta rodada Rodrigo Bongiovani Rocha, gerente de projetos da Carbondale, escritório francês de arquitetura de luxo. Com filial em São Paulo, a empresa tem em seu portfólio clientes como Shopping JK Iguatemi, H. Stern, Louis Vuitton e Dolce & Gabbana.


“Nosso objetivo na rodada de negócios é encontrar novos fornecedores locais. O trabalho de prospecção é grande, porque desenhamos o mobiliário desses clientes e buscamos materiais muito específicos e diferenciados, como madeira e metais”, conta Rocha. Segundo ele, o potencial dos pequenos negócios é grande nesse sentido. “Às vezes, uma pequena empresa fornece um material bem específico, ou tem um produto final, um móvel artesanal, diferenciado, então, tudo isso é do nosso interesse”, completa.


Modulados, móveis sustentáveis, móveis de demolição e todo tipo de produto diferenciado tem espaço na mostra, que vai reunir grandes compradores. Entre as empresas-âncoras confirmadas para o Encontro de Negócios estão Meu Móvel de Madeira, Oppa Design, Inove, Designo Design, Móveis Campo Largo, Leandro Garcia, Union, Insight Arquitetura, Marko Brajovic, Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande, Carbondale, Grupo Positivo, Copel, Total Storage e CLB – Metal.


“O Meu Móvel de Madeira, por exemplo, é um site de São Bento do Sul, que trabalha com móveis de madeira tratada, mais difícil de encontrar. Então, a rodada é uma oportunidade dele se apresentar e pinçar algum fornecedor”, exemplifica Marcos Uda.

A possibilidade de inserir pequenas e médias empresas paranaenses no mercado global é um dos ganhos da rodada de negócios do Congresso Moveleiro, na opinião do gerente de relações internacionais e negócio exterior da Fiep, Reinaldo Tockus. “Assim, é possível agilizar o fechamento de negócios com baixíssimo custo para vendedores, que evitam gastos elevados com viagens ao exterior. Para isso, é fundamental que os processos industriais sejam eficientes, com qualidade compatível às exigências internacionais e preços competitivos”, afirma.

 

O Congresso

Nesta sétima edição, o Congresso Nacional Moveleiro, que já é referência no setor moveleiro tradicional, traz como tema “Repense a forma e reinvente o mercado”. O objetivo é estimular novas maneiras de pensar, novos métodos de produção e novos modelos de negócios. Além do Encontro de Negócios, a programação inclui palestras e painéis. Informações pelo http://www.congressomoveleiro.org.br.
Já as informações sobre a rodada nacional de negócios, promovida no evento pelo Sebrae/PR, podem ser obtidas pelo 0800 570 0880.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR - Regional Sudoeste: Antônio Menegatti
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997