ESTUDO DA ASTRONOMIA

domingo, 23 de outubro de 2016

2º AstroPB integra a programação do Tecsul 2016, evento que acontece de 21 a 30 de outubro, em Pato Branco

Quem nunca se pegou olhando para o céu, admirado pela beleza e mistérios da Via Láctea? E que tal fazer isso ao lado de profissionais, estudantes e, além de contemplar a beleza, aprender um pouco mais sobre Astronomia? Essa experiência será oportunizada pelo 2º AstroPB, que integra a programação do Tecsul 2016 e acontecerá nos dias 24 e 25, com oficinas, palestras e observação do céu noturno. O Tecsul 2016 acontece de 21 a 30 de outubro, em Pato Branco, com mais de 100 horas de programação voltada à ciência, tecnologia e inovação.

O 2º AstroPB é promovido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, através do Departamento de Física e do Grupo de Estudos, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro) e oferecerá diversas atividades gratuitas, voltadas a profissionais, estudantes e comunidade em geral.

A programação inicia na segunda-feira, dia 24, com palestras e oficinas sobre manchas solares e foguetes didáticos, além de atividades voltadas a alunos das redes municipal e estadual de ensino, com o Astro Kids. À noite, das 20h30min às 22h30min, na pista de atletismo da UTFPR, haverá observação do céu, aberta à comunidade.

Na terça-feira, dia 25, a programação do 2º AstroPB segue com uma palestra sobre rádio galena, além de oficina com o mesmo tema e outra voltada ao stellarium, software de simulação do céu. Também haverá apresentação de trabalhos do GEAstro, feitos por alunos e professores da UTFPR, em formato de seminário.

A professora doutora da UTFPR – Câmpus Pato Branco, Tina Andreolla, que é chefe do Departamento de Física e coordenadora do GEAstro, explica que as palestras e oficinas são voltadas a professores da rede pública, municipal e estadual. Contudo, ela ressalta a importância da participação da população nas demais atividades.

Essa é mais uma oportunidade para aproximarmos a população da Astronomia. Por isso, quero convidar os moradores de Pato Branco e região para participarem da programação, também para observarem o céu conosco na segunda-feira à noite. Caso o tempo não permitir, faremos na terça-feira”, ressaltou Tina.

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, o 2º Astro PB reúne conhecimento e aprimoramento profissional, uma vez que além de receber estudantes do Ensino Médio e crianças das séries iniciais, também oportunizará a participação de professores da rede pública.

Esse é o objetivo do Tecsul 2016, atrair os mais variados segmentos da sociedade com atividades que estimulem a inovação, a criatividade e a busca por conhecimento, nas mais diversas áreas das ciências. A população encontrará uma programação diversificada e que certamente será modelo para a Inventum 2017”, completou Géri.

 

Tecsul 2016

O Tecsul 2016 é promovido pelo Município de Pato Branco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Mater Dei, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A iniciativa conta com o apoio do Rotaract Pato Branco Amizade – UTFPR, Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro), Núcleo de Startups do Sudoeste do Paraná – Sudovalley, Vale Digital, Agência Prime e Trend Congresso.

Encerrando o evento, nos dias 29 e 30, acontecerá o Gamer Show, que contará com o apoio de Coffbox Café e Games, Genkos, WidesysiMóbi, DucksBoardgameGroup, POP Galeria, InnovasisSmartSolutions e Clã Viking Blood Esgrima Medieval. Mais informações no site http://gamershow.net.br.

Confira no site do Tecsul 2016 a programação completa. Outras informações, sobre o 2º AstroPB podem ser obtidas pelo telefone 46 3220-2602, e-mail tina@utfpr.edu.br ou Facebook.

 

Programação do 2º AstroPB

 

24 de outubro

08h30: Abertura 2ºAstroPB, no Miniauditório UTFPR

08h30 às 10h: Palestra Manchas Solares, no Miniauditório da UTFPR

08h30 às 10h: Astro Kids, no ginásio da UTFPR (inscrições encerradas)

10h30 às 12h: Palestra Foguetes Didáticos, no Miniauditório da UTFPR.

10h30 às 12h: Astro Kids, no ginásio da UTFPR (inscrições encerradas)

14h às 18h: Oficina Manchas Solares, na UTFPR (sala V 008)

14h às 18h: Oficina Foguetes Didáticos, na UTFPR (sala P 204)

20h30 às 22h30: Observação do céu noturno com e sem o auxílio de telescópios, na pista de atletismo da UTFPR.

 

25 de outubro

08h30 às 10h: Palestra Rádio Galena, no Miniauditório da UTFPR

10h30 às 12h: Seminários do GEAstro, no Miniauditório da UTFPR

14h às 18h: Oficina Rádio Galena, na UTFPR (sala P 204)

14h às 18h: Oficina Stellarium, na UTFPR (sala V 103).


Fonte: Assessoria UTFPR
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997