PDRI pode virar marca hisórica

sexta, 12 de julho de 2019

Região Sudoeste e PDRI

Foi divulgado, em evento na Amsop, o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI) do Sudoeste do Paraná.


Poucas região brasileiras possuem este plano, que pode se constituir num marco regional. Na expectativa de que vai dar resultado, o dia de ontem foi marcado como “histórico” pelo coordenador geral, Célio Bonetti, tendo suas palavras confirmadas pos outros oradores do evento, que contou com a presença de lideranças da região e dois deputados federais: Nelsi Maria Vermelho (PSD) e José Carlos Schiavinatto (PP), além de vários outros que enviaram representantes. A apresentanção começou com o consultor e economista Marcelo Periscoti da Silva, que fez a compilação das propostas. Ele mostrou o que contém uma revista de 86 páginas: projetos que contemplam dez temas de interesse: cadeias propulsivas, turismo, educação, águas, logística, inovação, MPEs, gestão pública, resíduos e energias.


Na sequência, Célio Bonetti, falou da movimentação toda para chegar a este dia, envolvendo dezenas de entidades e centenas de pessoas, desde 2012. “Estamos felizes e honrados para chegar até vocês esta publicação, que é de grande profundidade para o desenvolvimento da região.”


Formou-se a mesa de honra e seguiram-se vários pronunciamentos. “O nosso maior desafio, agora, é manter na implementação do plano a mesma pegada que ele teve nesses sete anos de elaboração”, disse o prefeito de Salgado Filho, Helton Pfeifer (PSDB), representando a Amsop. Nesta linha, falou o vice-presidente da Agência de Desenvolvimento Regional, Leocir Sartor: “Temos que pedir para mais pessoas abraçar este plano e fazer acontecer na prática”.


O deputado Schiavinatto disse que, quando era prefeito de Toledo, pôde realizar ideias que vieram de planos como este. Afirmou que o documento é importante, como ele testemunhou na Europa. “Conheci ações que saíram de programas como este, trouxeram desenvolvimento e melhoraram a qualidade de vida da população”. O deputado Vermelho também elogiou o plano e quer vê-lo implementado na região.


Fonte: Agência e Jornal de Beltrão
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997